Candidata conservadora vence eleições na Croácia
Grabar-Kitarovic só conseguiu passar à frente quando 80% dos votos estavam contados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grabar-Kitarovic só conseguiu passar à frente quando 80% dos votos estavam contados
A alta funcionária da Otan e diplomata conservadora croata Kolinda Grabar-Kitarovic será a nova presidente da Croácia após vencer em uma apuração apertada das eleições presidenciais com 50,4% dos votos.
Seu rival, o social-democrata Ivo Josipovic, perdeu a Presidência do país ao ter conseguido neste segundo turno 49,6% das cédulas, segundo dados da Comissão Eleitoral Estatal da Croácia com 99% dos votos apurados.
“A democracia triunfou, a senhora Grabar-Kitarovic triunfou em uma corrida democrática e a felicito”, reconheceu Josipovic em seu quartel eleitoral.
“É verdade, a diferença de votos é pequena, mas isso é a democracia, é uma vitória”, acrescentou, em referência ao 0,8% que deu a vitória a sua rival.
A noite eleitoral foi vivida com tensão nos comitês dos candidatos, pois a apuração começou dando vantagem a Josipovic no começo da noite, e Grabar-Kitarovic só conseguiu passar à frente – como previam as pesquisas de boca de urna – quando 80% dos votos estavam contados.
No transcurso da noite, a chegada de dados oficiais das zonas rurais do país deu o impulso que necessitava a Grabar-Kitarovic, que finalmente conseguiu manter graças aos últimos votos contados, os dos croatas que moram na Bósnia, caracterizados por sua tendência conservadora e nacionalista.
A diplomata conservadora se tornará assim a primeira mulher a ocupar a Presidência da Croácia, última passagem de uma carreira profissional que a levou a ser ministra das Relações Exteriores, embaixadora nos Estados Unidos e, até agora, secretária-geral adjunta da Otan para assuntos de Diplomacia Pública.
Grabar-Kitarovic foi a candidata de consenso do principal partido da oposição, a União Democrática Croata (HDZ), e outros sete partidos conservadores e de direita.
A HDZ retorna assim ao poder após anos turbulentos nos quais, estando no Governo entre 2003 e 2009, aconteceram os maiores escândalos de corrupção do país.
O partido foi qualificado de “organização criminosa” em uma sentença judicial em 2013 e o ex-primeiro-ministro Ivo Sanader foi preso, onde permanece desde 2010.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.