Calor de 50 graus obriga Parlamento alemão a fechar famoso domo de vidro

Administração teme que alta temperatura no interior da atração turística afete saúde dos visitantes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Administração teme que alta temperatura no interior da atração turística afete saúde dos visitantes

A onda de calor que está assolando a Alemanha obrigou as autoridades a fechar o domo de vidro do Parlamento, em Berlim, à visitação nesta terça-feira devido aos temores pela saúde dos turistas.

“Pouco depois das 14 horas medimos uma temperatura de quase 50 graus Celsius e decidimos fechar o domo”, informou a porta-voz, Eva Haacke. “É claro que pode se tornar perigoso para pessoas que não aguentam este tipo de calor.”

Turistas apreciam a plataforma transparente do Reichstag, concebida pelo arquiteto britânico Norman Foster, porque oferece uma vista panorâmica da cidade.

O desenho várias vezes premiado do domo, que simboliza o renascimento e a transparência, permite aos visitantes mirar do alto os políticos em debate na Câmara quando o Parlamento está em sessão.

Eva disse que, embora os turistas ainda possam observar de um terraço separado no telhado, a passarela em espiral dentro do domo propriamente dito não deve reabrir tão cedo, dada a previsão de temperaturas externas de até 37 graus nesta semana.

O edifício do Reichstag atrai 2,5 milhões de visitantes por ano. A entrada é gratuita, mas é preciso agendar a visita.

Conteúdos relacionados