Às vésperas de fechamento, Hungria tem recorde de imigrantes
A Hungria está prestes a concluir a construção de uma cerca de quatro metros de altura
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Hungria está prestes a concluir a construção de uma cerca de quatro metros de altura
O número de imigrantes entrando na Hungria pela Sérvia atingiu um novo recorde no sábado, em meio ao clima de tensão envolvendo as discussões da União Europeia sobre como lidar com o problema dos refugiados.
De acordo com autoridades húngaras, mais de quatro mil pessoas, grande parte delas sírios fugindo da Guerra Civil, cruzaram a fronteira do país com a ex-integrante da Iugoslávia, apenas três dias antes da entrada em vigor de uma legislação de emergência proibindo a entrada de novos imigrantes.
Cerca
O premiê húngaro, Viktor Orban, durante a semana prometeu deter novos imigrantes. A Hungria está prestes a concluir a construção de uma cerca de quatro metros de altura para bloquear a fronteira com a Sérvia, uma obra que causou polêmica e foi criticada por líderes europeus.
Apenas de janeiro a julho, mais de 175 mil imigrantes entraram em território húngaro, país em que o sentimento anti-imigração já tinha crescido consideravelmente nos últimos anos. Além dos sírios, há afegãos e pessoas deixando a Eritreia.
Orban também ordenou que quatro mil soldados ajudem a patrulhar a fronteira com a Sérvia, que se tornou um ponto disputado de passagem dos imigrantes tentando chegar à Alemanha, país que mais tem recebido pedidos de asilo na União Europeia.
As autoridades húngaras, porém, insistem em levar os recém-chegados para campos onde possam ser registrados. Isso tem despertado críticas tanto pela falta de uma infraestrutura humanitária nesses campos e pelo fantasma do nazismo.
O ministro das Relações Exteriores da Áustria, Werner Faymann disse ver paralelos entre o tratamento dado por Budapeste aos imigrantes e restrições impostas pelo regime de Hitler aos judeus.
O repórter da BBC Nick Thorpe, que está na cidade húngara de Szeged, próxima à fronteira, diz haver um grande clima de incerteza entre os imigrantes em relação ao que vai acontecer com a entrada em vigor da proibição decretada pelo premiê.
A situação promete ficar ainda mais complicada porque autoridades da cidade alemã de Munique disseram ter chegado a um limite de recebimento de refugiados. Treze mil pessoas teriam desembarcado na cidade durante o sábado. O prefeito de Munique, Deiter Reiter, disse que a cidade já carece de capacidade de acomodação e há planos para que o centro esportivo Olympiahalle, um ginásio para 15 mil pessoas, sirva de centro de triagem temporário.
Reiter pediu ainda que outras regiões alemãs recebam imigrantes. A Alemanha diz estar lidando com 250 mil pedidos de asilo que ainda não puderam ser analisados. O país espera aceitar pelo 800 mil pessoas até o final deste ano.
Mas a Alemanha é uma exceção em um debate marcado por um impasse entre a Comissão Europeia e países-membros. Embora Bruxelas tenha anunciado planos para cota compulsórias de imigrantes para as 28 nações do bloco, Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia se opuseram à medida.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.