A poetisa e ensaísta Lélia Rita, cuja obra é de extrema importância artística e cultural em Mato Grosso do Sul, é tema da roda acadêmica ASL ( Sul-Mato-Grossense de Letras), nesta quarta-feira (30). Lelinha, como era conhecida, faleceu aos 84 anos, no ano de 2020, por conta da -19.

Lélia ocupou a cadeira 27 da ASL e será o tema do evento presencial da Roda Acadêmica deste mês, no auditório da instituição. Nesta edição, haverá a participação dos acadêmicos Américo Calheiros, Lenilde Ramos e Marisa Serrano; dentro de um formato de apresentação interativa, em que eles relembrarão textos autorais da poestisa.

Para o evento, os imortais Américo Calheiros, Lenilde Ramos e Marisa Serrano estudaram profundamente a obra de Lélia Rita Figueiredo, e o trabalho de sua produção literária em mais de uma dezena de livros será abordado, principalmente sua vertente poética.

Ao falar sobre o assunto, são unânimes em destacar a importância da saudosa acadêmica Lélia Rita, que realizou alguns dos primeiros programas e projetos de Levantamento do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de MS.

Trajetória

Lélia Rita Euterpe de Figueiredo Ribeiro foi diretora do Departamento de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Trabalho) e criou, fundou e dirigiu, de 1996 a 2006, a Casa da Memória Arnaldo Estevão de Figueiredo.

Ela também presidiu a AAPMS (Associação de Plásticos Profissionais de Mato Grosso do Sul), como fotógrafa, tendo idealizado e executado programa de Expedição Cultural/ Artística, ‘itinerando' por várias cidades e estados do país e aldeias indígenas, integrando os mais diversos setores de vida cultural e artística, para revelar e difundir o Mato Grosso do Sul e sua bela natureza.

ASL

A Academia fará o evento gratuito, a partir das 19h30. Ela tem sede na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco, em Campo Grande. Recentemente, comemorou o cinquentenário, sendo referência cultural em Mato Grosso do Sul.

Leia também:

Versos guardados sob segredo marcam nova produção do poeta Emmanuel Marinho

VÍDEO: Casa do poeta Manoel de Barros será aberta para visitação; conheça por dentro