Casa de Ensaio realiza ´7⁰ Festival Brincaturas e Teatrices´ com atrações gratuitas
Neste sábado (02) e no domingo (03), das 14h às 20 horas, a Casa de Ensaio realiza o ´7⁰ Festival Brincaturas e Teatrices´. A edição deste ano reafirma o discurso ´Nós dizemos não ao preconceito´, com atividades e pesquisas direcionadas e que homenageiam o Nordeste. Serão realizadas oficinas, apresentações culturais, palestras, rodas de conversas e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste sábado (02) e no domingo (03), das 14h às 20 horas, a Casa de Ensaio realiza o ´7⁰ Festival Brincaturas e Teatrices´. A edição deste ano reafirma o discurso ´Nós dizemos não ao preconceito´, com atividades e pesquisas direcionadas e que homenageiam o Nordeste. Serão realizadas oficinas, apresentações culturais, palestras, rodas de conversas e outras atividades. A programação é gratuita e acontece na Casa de Ensaio, na rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí.
Ato Artístico ´Pé no chão´
Durante o Festival será apresentado o Ato Artístico ´Pé no Chão´, resultado das atividades realizadas dentro do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ da Casa de Ensaio, que neste ano foi desenvolvido com o incentivo do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR.
“O incentivo do FMIC 2018 foi essencial para o desenvolvimento das atividades do ´Brincaturas & Teatrices´, com esse investimento, ao longo deste ano, atendemos cerca de 70 crianças e jovens com atividades de formação e de incentivo à cultura”, ressalta a diretora geral e artística da Casa de Ensaio, Laís Dória.
O ´Brincaturas & Teatrices´ nasceu em 1996 pelas mãos da artista pesquisadora social Laís Dória com o propósito de despertar sonhos muitas vezes adormecidos em crianças e adolescentes, por meio da pedagogia ´Artes emendadas´ relacionada ao que as artes são capazes de fazer em nossas vidas. Ao todo, desde o início do curso, 8 mil pessoas passaram pelo projeto. Durante sua realização, os alunos têm cursos de teatro, dança, canto, percussão, literatura e artes. E sempre ao final das atividades, os participantes apresentam um Ato Artístico celebrando os aprendizados adquiridos durante o curso.
Programação
As atividades de sábado (02) começam às 14 horas com a exibição de vídeos produzidos pelos alunos da Casa de Ensaio em 2019. Das 14h15 às 14h30 os alunos do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ apresentam o Ato Artístico ´Vou me embora para Pasárgada´, com direção de Laís Dória. Das 14h30 às 15h45, Leonardo Mareco ministra uma oficina de Lambe Lambe. Das 15h às 16 horas, Nathália Flores Soares realiza uma palestra sobre “Feminismo e Cultura: uma leitura a partir de Heloísa Buarque de Holanda”. Também das 15h às 16 horas, haverá uma oficina de aboios, cavalo marinho e coco de roda, com Jonas Guedes. E, das 16h às 17h20, Nuala Lobo Cambará, Pamella Yule e Felipe Hespporte (Drag Queen Andromeda Black) realizam uma roda de conversa sobre “Feminismo, Gênero e Diversidade”, com a mediação de Marcos Mattos.
No sábado (02) as apresentações culturais começam às 17h30, com a apresentação de canto de Lauanne Ferraz. Às 17h45, o grupo Hands Up apresenta a coreografia “Elo”. Em seguida, às 17h50, a Soma Cia de Dança apresenta a coreografia “O que fica de mim; Relacionamento; Introspecto”. Às 18h05, o artista Jonas Guedes leva ao palco a coreografia “Aboios, cavalo marinho e coco de roda”. Já às 18h15, o grupo Armazém 67 apresenta “Stronger”. O palhaço Beicozin apresenta a esquete “Tem menina na lona”, às 18h20. Depois, às 18h30, Contempurban apresenta “Modo automático”. Às 18h40, os alunos do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ levam ao palco o Ato Artístico “Pé no Chão”. Mandacaru encerra a noite com um show de forró, a partir das 19h15.
A programação de domingo será aberta às 14 horas, com a exibição de vídeos de aulas do projeto ´Brincaturas & Teatrices´. Em seguida, às 14h30, alunos desse mesmo projeto, apresentam o Ato Artístico “Sonho Meu”. Luiz Carvalho realiza uma palestra, às 15 horas, sobre o tema “Uma, três mulheres negras: feminismo e memória em Conceição Evaristo, Elza Soares e Rosana Paulino”. Às 16 horas, Juliano Pedrozo realiza uma oficina de forró.
As apresentações culturais deste dia começam às 17 horas com o grupo Versality apresentando “Bivolt”. Às 17h15, tem poesia com Maria Luiza de Sá e o grupo Hands Up encena “Hands Porter”. Já às 17h20, a Soma Cia de Dança leva ao palco uma de suas coreografias. Depois, às 18 horas, o Arrebol Cultural da UEMS faz uma apresentação. Os alunos do projeto ´Brincaturas & Teatrices´ encerram a programação do Festival com o Ato Artístico “Pé no Chão”.
Serviço
O 7⁰ Festival Brincaturas e Teatrices´ acontece no sábado (02) e no domingo (03), das 14h às 20 horas, na Casa de Ensaio, rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí. A programação é totalmente gratuita. Mais informações em www.casadeensaio.org.br, pela fanpage www.facebook.com/casadeensaio/ ou pelo telefone (67) 3384-4843.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.