Professoras de Ponta Porã criam projeto lúdico para evitar evasão escolar

Pensando nisso, as professoras do CEINF Elpidio Peluffo, em Ponta Porã, criaram um projeto educacional semanal com materiais recicláveis

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A evasão escolar tem sido um dos maiores problemas da educação infantil durante o período da pandemia do coronavírus. Pensando nisso, as professoras do CEINF Elpidio Peluffo, em Ponta Porã, sob a direção de Maisa Duarte e a coordenação de Elessandra Viana dos Santos, criaram um projeto educacional semanal com materiais recicláveis. O objetivo é evitar o aumento do déficit de aprendizagem. Para isso, os alunos e as famílias precisam manter o contato virtual.

“Nesse momento conturbado, e de adaptação para o ensino à distância é fundamental manter o vínculo familiar, explicando como se dará esse período, o objetivo das atividades e as habilidades a serem desenvolvidas, pois a Educação Infantil não deve ser constituída de ‘simples brincadeiras’”, conta a diretora Maisa Duarte.

Embora, muitas das atividades são brincadeiras, possuem finalidades educacionais e aprendizados variados. Isso, porque também são ofertadas vídeos-aulas com os kits (materiais lúdicos) desenvolvidos pelas professoras para a realização das atividades interacionais. “A ideia é provocar estímulos, a interação lúdica, a criatividade direcionada, fazendo com que, as crianças percebam novas possibilidades de apreender e interagir dentro de casa”, explica.

Professoras de Ponta Porã criam projeto lúdico para evitar evasão escolar
Professores trabalharam na produção de kits que são entregues aos alunos semanalmente (Foto: Arquivo Pessoal)

Além, das APCs (Atividades Pedagógicas Complementares), as professoras também contam com a participação dos familiares dos alunos, para dar suporte e apoio, participando de forma ativa na educação das crianças. Aliada ao CEINF, a proposta oferece um roteiro de atividades, visando o desenvolvimento das crianças mesmo à distância, mas com acompanhamento e direcionamento pedagógicos necessários.

Os objtos das sacolas das APCs são facilmente reproduzíveis em casa por serem fáceis de encontrar e de fazer, um dos pontos cruciais para aumentar essa interação com a educação dos pequenos em casa. “Levando em consideração, a necessidade do isolamento social. As famílias estão mais tempo em casa, consequentemente o CEINF com este trabalho buscou se reinventar sendo um grande desafio para os professores e as famílias”, finaliza.


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