Mostra Sci-Fi vai de 17 a 20 de abril

O MIS (Museu da Imagem e do Som) de promove, de 17 a 20 de abril, mais uma edição da Mostra Sci-Fi, que traz uma seleção especial de obras audiovisuais que contemplam a temática. Com a curadoria assinada por Daniel Rocjenbach, do blog Sentinela Positrônica, e Pietro Luigi, da SubCultura Records, a mostra também contam com o apoio da Editora Aleph e quer apresentar ao público mais uma leva de clássicos Sci-Fi.

“Com o bom resultado da primeira mostra pensamos desta vez em quatro filmes que apresentam um lado menos otimista da ficção, produzidos nos anos 70 e 80, que trazem uma perspectiva de futuro distante das luzes e efeitos especiais esperados no gênero, explica Daniel Rockenbach.

Entre as obras, está ‘O Homem que caiu na Terra' (1976), com direção de Nicolas Roeg, com David Bowie no elenco, no papel de um alienígena de bom coração que vem à Terra e é corrompido pelos valores deturpardos dos humanos.

Confira a programação completa:

 

Dia 17, segunda-feira – A Última Esperança da Terra (1971)

 

 

Dirigido por Boris Sagal. O médico Robert Neville (Charlton Heston) luta para sobreviver após uma arma biológica ter transformado o que restou da humanidade em horrendas criaturas enquanto tenta pesquisar uma cura para doença que acabou com a sociedade como a conhecemos. O filme adapta o livro de Richard Matheson “Eu sou a Lenda” e já ganhou outras versões em 1964, com Vincent Price e em 2007, com Will Smith.

 

Dia 18, terça-feira – Rollerball (1975)

 

 

Dirigido por Norman Jewinson. Em 2018 corporações tomaram conta do mundo. Todas as nações foram abolidas após a última grande guerra. Nesse futuro distópico as massas são entretidas pelo Rollerball, um esporte violento disputado numa arena entre duas equipes, cada uma representando uma corporação. Jonathan E. (James Caan) é a grande estrela do time da corporação de energia e o grande herói do público. Quando é convidado a se aposentar e as regras do Rollerball começam a ser alteradas, ele começa a se questionar sobre seu papel na sociedade jogo. É baseado no conto “Roller Ball Murder”, de William Harrison, que também adaptou o roteiro do longa.

 

Dia 19, quarta-feira – Repo Man

 

 

A onda Punk (1984) – Dirigido por Alex Cox. O jovem Otto (Emilio Estevez) trabalha recuperando carros que não foram pagos até que um belo dia ele encontra o carro de um cientista louco que diz ter alienígenas escondidos no porta-malas. Falar mais do que isso é spoiler! O diretor Alex Cox também é famoso por Sid & Nancy e ainda conta com a música tema composta e executada por Iggy Pop.

 

Dia 20, quinta-feira – O Homem que caiu na Terra (1976)

 

 

Dirigido por Nicolas Roeg. Thomas Jerome Newton (David Bowie) é um alienígena que veio à Terra em busca de ajuda para o povo de seu planeta natal. Sua missão é conseguir meios de criar uma nave capaz de retornar ao seu planeta, oferecendo uma nova chance ao seu povo. No entanto Jerome vai se deixando corromper gradativamente enquanto convive com a humanidade. O filme é baseado no livro homônimo de Walter Tevis.

Serviço – A Mostra Sci-Fi acontece no Museu da Imagem e do Som entre os dias 17 e 20 de abril (segunda a quinta), sempre às 19 horas, com entrada franca. O MIS está localizado no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro.

(Com informações da assessoria)