Poderia um sapo, animal tão pequeno se comparado às onças-pintadas, representar uma ameaça ao maior felino das Américas? Dependendo da espécie, sim. E a intuição ou o instinto de uma onça a ajudou a não se meter a besta com o anfíbio.

Em registro realizado pela ONG Onçafari no mês de junho, Xamã, onça macho monitorada pela instituição, teve um encontro com um também, digamos lá, majestoso sapo-cururu. Na realidade, Xamã recebeu uma visita do verdadeiro “amigo da onça”.

Conforme a Onçafari, Xamã foi visitado por um sapo-cururu bem grande em seu recinto. “Nossas armadilhas fotográficas flagraram a sequência de interação entre Xamã e o ‘novo morador’. O felino ficou bem curioso com o sapo, mas em nenhum momento tentou comê-lo”, garante a ONG.

Veja o vídeo que registrou a cena de uma onça e um sapo interagindo:

Onça sentiu o cheiro do veneno do sapo?

Em relação ao vídeo, a ONG chama atenção para o fato da onça, predadora do topo da cadeia alimentar, não ter se atrevido a morder o sapo. Para a Onçafari, Xamã pode ter percebido que se tratava de um anfíbio ameaçador.

“Talvez ele possa ter sentido o cheiro do veneno do sapo ou percebido por instinto que não deveria mordê-lo. Então, depois de averiguar a novidade, deixou o sapo de lado e foi embora”, pontua o local.

Vale lembrar que a Onçafari atua no Pantanal de Mato Grosso do Sul fazendo o monitoramento de onças-pintadas, mas também atua em projetos no Cerrado e Amazônia, além de desenvolver conversas com entidades baseadas na Mata Atlântica, nos Campos alagados do Iberá Argentino e até nas florestas tropicais de Belize. O vídeo em questão foi gravado nas dependências da Pousada Thaimaçu, na Amazônia.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.