Peixes sem olhos: lambaris cegos chamam atenção no Bioparque Pantanal
Confira algumas curiosidades sobre os lambaris cegos das cavernas, espécie que está em tanque de destaque no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Espécie sem olhos está se destacando e chamando atenção dos visitantes no Bioparque Pantanal. É que o grande Aquário dos Altos da Avenida Afonso Pena em Campo Grande conta com esses moradores bem diferentes: os lambaris cegos.
Sem os olhos, os peixinhos já chegaram recebendo destaque no Bioparque e foram colocados em um dos tanques de destaque no complexo, ao lado das arraias bebês, no tanque itinerante, e dos axolotes (as salamandras mexicanas).
Assim como as salamandras queridinhas do Bioparque, os lambaris cegos também são originários do México. De acordo com o Aquário, eles ocorrem em grutas de estruturas calcárias na península de Iucatão, no país da América Central.
Curiosidades do lambari cego das cavernas
Também conhecido como tetra-cego (Astyanax fasciatus mexicanus), este é um peixe de água doce, perfeito para aquários, que está crescendo em popularidade.
“A espécie não possui olhos, mas isso não os impedem de ser os principais predadores em seu ecossistema subterrâneo. Eles se alimentam de insetos, crustáceos e outros invertebrados”, explica o Bioparque Pantanal.
Apesar de não ter os olhinhos e viver no mais completo escuro, o lambari cego das cavernas não é tão frágil quanto parece. Muito pelo contrário: este peixinho pode ter mais energia que muitos outros por aí.
“Por viverem sempre no escuro, eles não fazem o ciclo de dia/noite, como estamos habituados. Cientistas da revista Plos One relataram que isso resultou em uma economia de 27% do consumo de energia no metabolismo do peixe”, ressalta o Aquário do Pantanal.
Já viu a espécie de perto? Confira um vídeo que mostra o lambari cego das cavernas em detalhes no ponto turístico campo-grandense:
Recentemente, outra espécie do Bioparque Pantanal também causou reboliço: o jacundá, peixe que pode apresentar dificuldades de relacionamento. Leia mais sobre ele:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.