‘Lammele’ é ovelhinha de pão-de-ló que renova amizades e adoça o estômago na Páscoa
Mimo substitui ovos de chocolate em tradição abraçada por professora campo-grandense
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma simples mesa, com um prato de “Lammele”, já fica muito chique e diferencia qualquer decoração de Páscoa. No intuito, o objetivo deste bolo é muito maior: presentear a família, renovar amizades e fazer com que a pessoa saboreie o doce em um dos momentos mais importantes do ano.
Em Campo Grande, a professora Adriana Loureiro, de 51 anos, é quem faz a tradicional receita após trazer a forma da França. “Meu irmão mora lá há 10 anos, na região da Alsacia. E foi lá que eu conheci este tradicional bolo de Páscoa, que tem o formato de uma ovelha, fazendo referência ao Cordeiro Pascal”, explicou ao MidiaMAIS.
Amante da cozinha, Adriana diz que, sempre que viaja, traz novos temperos e objetos para reproduzir receitas. “Eu trouxe a forma em 2019 e, em 2020, em plena pandemia, como não conseguia reunir as pessoas em casa, levei um bolo para cada amigo. O lammele é feito tradicionalmente para as crianças, na Páscoa, mas, aqui eu presenteio família e amigos”, comentou.
Forma é de cerâmica e veio de Alsacia, explica professora
De acordo com a professora, a massa é de biscoito de tipo genovês e ganha o formato de cordeiro após assar em uma forma de terracota, composta por duas formas montadas. “Aqui no Brasil posso dizer que a receita é tipo um pão-de-ló tradicional. A diferença é a forma, que é de cerâmica artesanal e veio direto de Alsacia”, explicou.
Ainda segundo Adriana, as pessoas geralmente ficam muito felizes em receber o lammele. “A quantidade e o dia pra fazer depende do tempo que tenho disponível, já que sou professora, então, acabo aproveitando o feriado para isso. É um presente tradicionalmente dado no domingo de Páscoa”, pontuou.
‘Este cuidado diz muito sobre amizade’, avalia jornalista
O jornalista Guilherme Cavalcante, de 37 anos, ganhou a “ovelhinha”, pela primeira vez, no ano de 2020. “Estava em quarentena com minha mãe, que ficou encantada com o mimo. Nessa época, a nossa amizade ainda estava se fortalecendo e foi, realmente, a partir daí que tudo aconteceu. De repente, a Adriana buzinou lá em casa e deixou a ovelhinha, com toda a etiqueta de covid, usando máscara e com distanciamento”, relembrou.
Conforme o jornalista, o cuidado da professora “diz muito sobre o significado de amizade” e ele chegou a conversar sobre isso com a mãe.
“Achamos de uma atenção, de um cuidado e aí acendeu aquele alerta de que uma pessoa querida estava entrando na nossa vida, pra valer mesmo. No ano seguinte, ela e o marido foram fazer uma surpresa, mas, não estava em casa. Acabei pegando minha ovelhinha depois”, comentou.
Na ocasião, Guilherme diz que levou o lammele para saborear com a sogra, que também ficou encantada. “Sinto que esse cuidado em presentear os próximos diz muito sobre amizade, ainda mais neste período de Páscoa”, finalizou.
Veja o momento do desenformar do lammele:
Leia também:
Fácil de fazer, tilápia assada com legumes é opção para almoço de Páscoa
Ovo de Páscoa ‘fit’ fica pronto em 25 minutos e é dica maravilhosa para ninguém sair da dieta
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Bueiro aberto causa queda de motociclista na Avenida Wilson Paes de Barros
Motociclista foi encaminhado para a UPA Leblon com escoriações nos joelhos e tonturas
Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré
Cerca de 2 milhões de pessoas participaram da romaria
Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal
Nível do rio atingiu marca de 62 cm abaixo da cota de referência
Rodada do Estadual da Série B tem vitória do Sete de Dourados e goleada do Naviraiense
Em Campo Grande, o Comercial sofreu a goleada de 4 a 0 para o representante de Naviraí
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.