Indígena de MS se torna primeira enfermeira mestra da faculdade de medicina da USP: ‘Honrada’
Em 110 anos, é a primeira indígena que concluiu o mestrado na instituição.
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A indígena, que caminhava 2,5 km diariamente, somente para pegar o ônibus e ir da aldeia Bororó até Dourados, na região sul do Estado, se tornou doutora. Após a graduação em enfermagem, pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Indianara Ramires Machado não parou os estudos e foi aprovada na tese que defendeu na faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo). Em 110 anos, é a primeira indígena que concluiu o mestrado na instituição.
Antes morando na Aldeia Bororó, conta que caminhava até a Aldeia Jaguapirú e lá pegava o ônibus. Na ocasião, contava com o apoio do Vale Universidade Indígena [benefício instituído pelo governo estadual].
Após a formação, seguiu estudou e, recentemente, defendeu com sucesso a dissertação intitulada: “Análise interdisciplinar e intercultural sobre as pessoas vivendo com Vírus da Imunodeficiência Humana e a Síndrome da Imunodeficiência na população Guarani da Terra Indígena de Dourados em Mato Grosso do Sul”.
Ao falar sobre o assunto, se disse “muito honrada” em ser a primeira indígena a defender um trabalho de mestrado na USP. “Esperamos que nossa pesquisa venha contribuir para as melhorias nas políticas de saúde ofertadas para os Povos Indígenas”, afirmou ao informativo da universidade.
Enfermeira é referência de saúde pública entre os povos indígenas
Referência de saúde pública entre os povos indígenas, Indianara atuou como enfermeira numa unidade básica de saúde da aldeia Bororó, entre os anos de 2013 a 2017. Em seguida, trabalhou como coordenadora técnica do Polo Base de Dourados, do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), de 2017 a 2020.
Pertencente à etnia Guarani Kaiowá, Indianara ressalta que sempre gostou de cursos na área da saúde e que sua formação sempre foi uma construção coletiva, não só para ela e a família, mas, toda a comunidade indígena.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso em ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.