Academia de Letras lamenta morte de Antônio João, que ‘herdou’ cadeira antes ocupada pelos pais
Conforme a Academia, Antônio João foi de uma importância enorme para o nosso Estado, em função do cargo que ocupou como diretor de um meio de comunicação em Mato Grosso do Sul
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) lamenta o falecimento de Antônio João Hugo Rodrigues, que ocupava a cadeira número 13. Antes, o pai dele, o professor José Barbosa Rodrigues, ocupou o mesmo assento. A mãe dele, Henedina Hugo Rodrigues, também foi eleita pelos acadêmicos.
Conforme o presidente a Academia, Henrique Medeiros, Antônio João foi de uma importância enorme para o nosso Estado, em função do cargo que ocupou como diretor de um meio de comunicação em Mato Grosso do Sul.
“A importância do Correio do Estado, da Rádio Cultura, Canarinho, TV Campo Grande foi muito grande no Estado, no aspecto do seu próprio desenvolvimento, do seu próprio crescimento cultural e social. E, de qualquer forma, uma pessoa que ocupou este cargo, que dirigiu um jornal por longos anos, teve uma participação ativa na condição do trabalho, de divulgação, de incentivo de informações. A comunicação social tem uma importância muito grande dentro na sociedade e os veículos de comunicação, principalmente, por conduzir, muitas vezes, o pensar público, a imagem pública e a formação de conceitos neste sentido”, afirmou ao Jornal Midiamax.
Segundo Henrique, Antônio João era “uma pessoa excepcional e de coração enorme”. “Por trás da imagem ranzinza, digamos assim, ele tinha uma coisa meio mau humorada, meio explosiva, mas, de um coração enorme, uma pessoa que tinha o poder muito grande de ser bom por trás disso. E teve a sua função cultural muito grande com a fundação José Barbosa Rodrigues, participou da ASL, enfim, tem uma história que não se resume apenas no que ele tem de títulos, no que ele tem de atividade política, social, principalmente pela sua função de talvez criar pensamentos através do seu próprio jornal e linha editorial que tinha e conduzia durante toda a sua vida”, argumentou.
Ainda conforme a ALS, Antônio João recebeu homenagens e condecorações ao longo da carreira, entre elas o Título Honorífico de Grã Colar, da União dos Comendadores e Cidadãos Honorários do Brasil; a Ordem da Bandeiras, no grau de Comendador, da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros; Título de Membro Honorário da FAB; Medalla a La Integración “Simon Bolívar”, outorgada pela Câmara Internacional de Pesquisas Y Integración, “por lutar por uma América Latina unida e por amor à humanidade”; Medalha do Mérito Legislativo outorgada pela Câmara Municipal de Campo Grande.
Complicação após cirurgia cardíaca
Antônio João Hugo Rodrigues faleceu aos 75 anos, após complicações de uma cirurgia cardíaca, em Campo Grande, na noite desta segunda-feira (18) no Hospital do Coração.
Antônio João atuou como suplente do senador Delcídio do Amaral entre os anos de 2003 e 2011. No entanto, o jornalista atuou como suplente no Senado efetivamente entre abril a agosto de 2006. Nesse mesmo ano, concorreu como deputado estadual pelo PTB, mas em seguida renunciou.
Em 2014, concorreu como senador pelo PSD e, em 2018, novamente como deputado estadual e não foi eleito.
Antônio João foi diretor do Grupo Correio do Estado e também vice-presidente da Fundação Barbosa Rodrigues. Era filho dos acadêmicos José Barbosa Rodrigues e Henedina Hugo Rodrigues.
Ganhou com outros jornalistas o Prêmio Esso de Jornalismo por Equipe em 1976, enquanto correspondente do jornal Estado de São Paulo, ao cobrir o efeito das geadas que assolaram o País em 1975.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.