VÍDEO: Patrimônio imaterial de MS, Festa do Divino Espírito Santo é retomada após 2 anos de pandemia

Serão dois finais de semana de programação a partir deste sábado (28)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Após 2 anos sem a festividade já declarada como bem de natureza imaterial de Mato Grosso do Sul, a expectativa é que ao menos mil pessoas participem da 111ª Festa do Divino Espírito Santo, na Comunidade Quilombola Santa Tereza, em Figueirão, região norte do Estado. Serão dois finais de semana de programação, a partir deste sábado (28). 

Segundo a contadora Felicia Amorim Malaquias, de 53 anos, toda a família dela, incluindo parentes que residem no Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, vão estar presentes. “Bem cedinho já estaremos presentes na comunidade e lá vamos ficar até o dia 5 de junho”, conta. 

Conforme Felícia, tudo iniciou em 1908, quando o avô dela veio para o Mato Grosso e, casado com Maria Francelina, passaram por grandes dificuldades, entre elas a descoberta de uma doença, em que ela colheu uma raiz no mato e fez uma promessa ao Divino Espírito Santo até a quarta geração. “Hoje, eu sou a terceira geração”, explica Felícia ao Jornal Midiamax

No ano de 2021, conforme decreto nº 15.840, de 28 de dezembro, a festa foi declarada como bem de natureza imaterial de Mato Grosso do Sul. 

Confira a programação do evento: 

Foto: Redes Sociais/Reprodução

Veja o vídeo que conta a história da festa tradicional em Figueirão:

Conteúdos relacionados