Muitos fiéis acordaram cedo nesta quinta-feira (16) para dar início às comemorações de em . O tradicional tapete de Corpus Christi será montado a partir de 7h na região central, mas dessa vez na Avenida Afonso Pena, com uma missa campal na Praça do Rádio Clube.

Nos últimos dois anos, a montagem foi suspensa devido à pandemia. Agora, a expectativa é reunir milhares de fiéis de todas as 51 paróquias da Arquidiocese para preparar 1.3 mil metros de tapetes, com desenhos e símbolos que remetem às devoções populares, à Jornada Mundial da Juventude, SAV (Serviço de Animação Vocacional) e OVS (Obra das Vocações Sacerdotais).

Programação — tapete de Corpus Christi

A concentração será a partir de 7h na Avenida Afonso Pena, em frente à Praça do Rádio Clube. Em seguida, a montagem vai se estender até o cruzamento com a Rua 14 de Julho, onde os voluntários viram à esquerda e seguem até a Avenida Fernando Correa da Costa, parando em frente ao antigo Fórum da cidade, onde será a montagem do palco para a benção com o Santíssimo Sacramento.

Às 15h, será celebrada a ‘Santa Missa' campal, na Praça do Rádio. Já na avenida Fernando Correa, o encerramento da festa contará com uma apresentação musical da Comunidade Católica Colo de Deus.

“A confecção do tapete começou há cerca de 50 anos, em Campo Grande. Antes, era feito nos bairros, depois foi para as paróquias, da São José para a Santo Antônio e da Perpétuo Socorro para a Santo Antônio, isso na década de 70. Em seguida, foi para o Morenão, onde ocorreu mais de 10 anos e já reuniu mais de 50 mil pessoas”, contou ao Jornal Midiamax o padre Vander Casemiro, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Campo Grande.

Na época, o evento não tinha custo, porém, em seguida, a prefeitura deixou de ceder o espaço e houve custos. “Ficou caro, aí o evento mudou para o e depois foi para a 14 de julho, desde o início da década de 90. Isso tem mais de 30 anos e agora, pela primeira vez, será na avenida Afonso Pena”, argumentou Casemiro.

Dia de Corpus Christi

No Dia de Corpus Christi, 16 de junho, igrejas no mundo inteiro celebram o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.