Retorno do O Bando do Velho Jack marca ‘renascimento’ e vitória contra câncer em MS

Bando do Velho Jack ficou longe dos palcos por mais de dois anos. Show de retorno tem valor simbólico para integrantes, especialmente Rodrigo, que venceu câncer

Nathália Rabelo, João Ramos – 02/09/2022 – 15:28

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O Bando do velho Jack (2)
O Bando do velho Jack (Foto: Helton Perez

Após mais de dois anos longe dos palcos, a tradicional banda de rock campo-grandense, O Bando do Velho Jack, retorna com sua agenda de shows na próxima terça-feira (6), na Capital de Mato Grosso do Sul. Para os integrantes do grupo, a volta aos holofotes tem um valor simbólico muito importante. Além de ser uma espécie de ‘renascimento’, é também celebração da vitória contra câncer do vocalista, Rodrigo.

O Bando do Velho Jack encerrou suas apresentações em 2020, quando Campo Grande decretou as restrições para conter a contaminação da Covid-19. No entanto, apesar da grande retomada do setor de eventos que marcou a reta final de 2021, a banda continuou reclusa. Isso porque, logo nas primeiras fases da pandemia, o vocalista e guitarrista Rodrigo Tozzette foi diagnosticado com câncer na tireoide.

Diagnóstico e tratamento

Logo após o diagnóstico do tumor na região tireoidiana, Rodrigo afirma ao MidiaMAIS ter ficado assustado, visto que tem histórico da doença na família. No entanto, ele esclarece que descobriu o câncer ainda em estágio inicial, então o tratamento surtiu o efeito esperado: o artista está livre do câncer.

Na época, Rodrigo fez o procedimento cirúrgico de tireoidectomia – remoção da glândula da tireoide – e foi avisado de que poderia afetar suas cordas vocais devido à fisiologia da região. Isso, de fato, ocorreu.

“Quando eu diagnostiquei foi um susto, mas depois que eu fui atrás eu fiquei mais tranquilo porque a via de regra o prognóstico normalmente é bom e eu tive a sorte de descobrir no começo. A luta maior foi uma paralisia nas cordas vocais em função da cirurgia”, disse à equipe de reportagem.

Rodrigo ficou com um lado das cordas vocais paralisado. Apesar da voz ter voltado dias depois, a maior dificuldade era cantar. “Você não tem precisão, você não consegue entonar, não consegue cantar. Você fala, mas não canta porque não tem domínio e resistência”.

Foram necessários meses de tratamento com fisioterapia, fonoaudiologia e otorrino para conseguir voltar a fazer o que mais ama: cantar. Apesar de já ter condições para isso, ele afirma que precisará ter muito mais cuidado para preservar a região a partir de agora.

“Se um lado não está funcionando direito, o outro precisa compensar”.

Amizade, gratidão e saudade

Apesar das várias provações que precisou passar nos últimos anos, Rodrigo afirma prevalecer o sentimento de gratidão. Primeiro por ter descoberto o tumor no início. Segundo pelo tratamento ter surtido um ótimo resultado e hoje, apesar das limitações, viver livre do câncer. Terceiro por conseguir ter voltado a cantar. Por último, se sente extremamente grato de como a banda entendeu a situação e esperou Rodrigo melhorar para voltar os trabalhos.

“Vencemos uma batalha porque os caras também me esperaram. Por causa do problema, o retorno protelou por um ano a mais do que a pandemia exigia […] todos compreenderam e foram fazendo no ritmo que eu podia, então a gente teve um cooperativismo bem legal. Então, a expectativa de voltar está muito boa. A gente está doido pra tocar. É como se fosse um renascimento”, diz Rodrigo.

O mesmo é observado por Marcos Yallouz, baixista do O Bando do Velho Jack.

“A gente decidiu voltar agora justamente pela fase de recuperação que o Rodrigo está, que já dá para cantar. A gente estava louco para voltar aos palcos e estávamos esperando essa recuperação dele”, diz.

Retorno O Bando do Velho Jack

O retorno do Bando do Velho Jack está marcado para acontecer na próxima terça-feira (6), véspera de feriado da Independência do Brasil. Evento será no espaço Sunset Growler, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 5668.

Questionado sobre o que os fãs podem esperar do show de retorno, o Bando do Velho Jack afirma que vai mesclar músicas clássicas da sua discografia com novas e até mesmo canções inéditas.

Repertório também contará com pre-save da música ‘Sempre no mesmo lugar’, que ocorrerá durante o show. Canção estará disponível nas plataformas digitais em 10 dias.

Serviço

  • Show Bando do Velho Jack
  • Data e hora: 06/09 às 18h;
  • Local: Sunset Growler – Avenida Afonso Pena, nº 5668, Campo Grande.

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Conteúdos relacionados