Após mais de dois anos longe dos palcos, a tradicional banda de campo-grandense, O Bando do Velho Jack, retorna com sua agenda de shows na próxima terça-feira (6), na Capital de Mato Grosso do Sul. Para os integrantes do grupo, a volta aos holofotes tem um valor simbólico muito importante. Além de ser uma espécie de ‘renascimento', é também celebração da vitória contra câncer do vocalista, Rodrigo.

O Bando do Velho Jack encerrou suas apresentações em 2020, quando decretou as restrições para conter a contaminação da Covid-19. No entanto, apesar da grande retomada do setor de eventos que marcou a reta final de 2021, a banda continuou reclusa. Isso porque, logo nas primeiras fases da pandemia, o vocalista e guitarrista Rodrigo Tozzette foi diagnosticado com câncer na tireoide.

Diagnóstico e tratamento

Logo após o diagnóstico do tumor na região tireoidiana, Rodrigo afirma ao MidiaMAIS ter ficado assustado, visto que tem histórico da doença na família. No entanto, ele esclarece que descobriu o câncer ainda em estágio inicial, então o tratamento surtiu o efeito esperado: o artista está livre do câncer.

Na época, Rodrigo fez o procedimento cirúrgico de tireoidectomia – remoção da glândula da tireoide – e foi avisado de que poderia afetar suas cordas vocais devido à fisiologia da região. Isso, de fato, ocorreu.

“Quando eu diagnostiquei foi um susto, mas depois que eu fui atrás eu fiquei mais tranquilo porque a via de regra o prognóstico normalmente é bom e eu tive a sorte de descobrir no começo. A luta maior foi uma paralisia nas cordas vocais em função da cirurgia”, disse à equipe de reportagem.

Rodrigo ficou com um lado das cordas vocais paralisado. Apesar da voz ter voltado dias depois, a maior dificuldade era cantar. “Você não tem precisão, você não consegue entonar, não consegue cantar. Você fala, mas não canta porque não tem domínio e resistência”.

Foram necessários meses de tratamento com fisioterapia, fonoaudiologia e otorrino para conseguir voltar a fazer o que mais ama: cantar. Apesar de já ter condições para isso, ele afirma que precisará ter muito mais cuidado para preservar a região a partir de agora.

“Se um lado não está funcionando direito, o outro precisa compensar”.

Amizade, gratidão e saudade

Apesar das várias provações que precisou passar nos últimos anos, Rodrigo afirma prevalecer o sentimento de gratidão. Primeiro por ter descoberto o tumor no início. Segundo pelo tratamento ter surtido um ótimo resultado e hoje, apesar das limitações, viver livre do câncer. Terceiro por conseguir ter voltado a cantar. Por último, se sente extremamente grato de como a banda entendeu a situação e esperou Rodrigo melhorar para voltar os trabalhos.

“Vencemos uma batalha porque os caras também me esperaram. Por causa do problema, o retorno protelou por um ano a mais do que a pandemia exigia […] todos compreenderam e foram fazendo no ritmo que eu podia, então a gente teve um cooperativismo bem legal. Então, a expectativa de voltar está muito boa. A gente está doido pra tocar. É como se fosse um renascimento”, diz Rodrigo.

O mesmo é observado por Marcos Yallouz, baixista do O Bando do Velho Jack.

“A gente decidiu voltar agora justamente pela fase de recuperação que o Rodrigo está, que já dá para cantar. A gente estava louco para voltar aos palcos e estávamos esperando essa recuperação dele”, diz.

Retorno O Bando do Velho Jack

O retorno do Bando do Velho Jack está marcado para acontecer na próxima terça-feira (6), véspera de feriado da Independência do Brasil. Evento será no espaço Sunset Growler, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 5668.

Questionado sobre o que os fãs podem esperar do de retorno, o Bando do Velho Jack afirma que vai mesclar músicas clássicas da sua discografia com novas e até mesmo canções inéditas.

Repertório também contará com pre-save da ‘Sempre no mesmo lugar', que ocorrerá durante o show. Canção estará disponível nas plataformas digitais em 10 dias.

Serviço

  • Show Bando do Velho Jack
  • Data e hora: 06/09 às 18h;
  • Local: Sunset Growler – Avenida Afonso Pena, nº 5668, Campo Grande.

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.