Prouni: para garantir a bolsa pré-selecionados devem confirmar dados a partir de hoje
Para ter a bolsa integral o participante deve comprovar renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada regular do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm a partir de hoje, 03, até o próximo dia 14 de março para comprovar as informações prestadas na inscrição. A lista com os nomes dos pré-selecionados foi divulgada ontem (02). O Prouni oferece aos estudantes bolsas de estudo em instituições de ensino particulares com bolsas integrais ou parciais (50%).
Interessada em uma bolsa de estudo integral no curso de Fisioterapia, a estudante Vanessa Lima, 25, espera ansiosa a divulgação do resultado. “Eu me preparei muito para o Enem pois eu sabia da chance de conseguir uma bolsa por algum programa de governo. Com as minhas notas, acredito que eu consiga alcançar o meu objetivo que é me formar na graduação dos meus sonhos com o benefício do programa”, afirma a jovem. Para a estudante, que é de baixa renda e não tem condições de pagar por um curso em uma universidade boa, o auxílio do Prouni, do Fies ou do Sisu é fundamental para isso, pois possibilita a esses estudantes uma perspectiva de futuro.
O Prouni é um dos programas estudantis do governo que possibilitam que estudantes de baixa renda se formem com auxílio de bolsa de estudo. Para ter direito a uma bolsa integral, o participante deve comprovar renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa.
Além de comprovar renda, é necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial e tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alcançando, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação.
Novidades
Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, estabelece a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considerando as duas últimas edições do Enem para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Antes, apenas a nota da edição mais recente era aceita.
Já para a edição do segundo semestre do programa, o Prouni 2022.2, tramita na Câmara a ampliação do acesso de o acesso de estudantes de escolas privadas não bolsistas ao programa. A possibilidade está prevista na Medida Provisória (MP) 1.075/2021, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro.
No entanto, para sair do papel, a regra precisa ser convertida em lei pelo Congresso até o dia 17 de março, quando perderá o efeito. O texto tramita na Câmara em regime de urgência e, se aprovado, segue para o Senado.
Cronograma do Prouni 2022.1
Comprovação de informações: 3 a 14 de março
Segunda chamada: 21 de março
Comprovação de informações: 21 a 29 de março
Lista de espera: 4 e 5 de abril
Resultado: 7 de abril
Comprovação de informações: 8 a 13 de abril
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
- Abandonada, idosa de 83 anos é encontrada em casa sem comida e insalubre em Campo Grande
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
Últimas Notícias
MPMS vai acompanhar transição de governo em cidades do interior de MS
Instituição pretende garantir continuidade dos serviços essenciais
‘Você é minha vida’: última troca de mensagens revela amor que Adhan sentia pela família
Adhan Wender morreu afogado ao nadar no rio Aquidauana no domingo (1º)
Renda do contrato intermitente foi menor que salário mínimo em 2023
Remuneração média mensal dos intermitentes foi de R$ 762
Um ano após temporal, escultura de Tuiuiús não tem previsão de ser reconstruída
Empresa que administra aeroporto e artistas afirmam que ainda não fecharam acordo para reconstruir obra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.