No apogeu, paineiras começam a perder folhas e mostram beleza das flores aos campo-grandenses

Período de floração das paineiras começa nas últimas semanas de março e, em seguida, gera frutos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Paineiras na avenida Ricardo Brandão
Paineiras na avenida Ricardo Brandão

Vibrantes, com o pólen aberto e prontas para atrair beija-flores, pássaros e o olhar de quem passa pela avenida Ricardo Brandão, em Campo Grande. As paineiras começam a perder as folhas e mostram toda a beleza das flores, nas últimas semanas de março e que antecedem o final do verão. 

Ao Jornal Midiamax o biólogo Milton Longo explica que este é o período de apogeu. “Elas [paineiras] estão na janela de floração, florescem no final do verão e meados de outono. É um período em que perdem todas as folhas e aí ficam só as flores, fazendo o fruto em seguida. Estão com a cápsula grande, estigma, que é aquele pólen todo branquinho, esperando abelhas, beija-flor ou passarinhos para a polinização”, afirmou.

De acordo com Milton, a queda das folhas começou há cerca de uma semana. “As flores começaram a aparecer agora e aí fica toda essa beleza cênica. Acredito que é por isso e pelo fato do crescimento, relativamente rápido, que a ceiba speciosa [paineira] foi escolhida para o projeto paisagístico ali”, ressaltou. 

Este período, entre floração e frutos, se estende nos próximos dois meses. No final de maio e início de junho, ainda segundo o biólogo, os ipês começam a florescer. “É quando as temperaturas estão mais baixas”, disse.

Flor da paineira, na avenida Ricardo Brandão, nesta segunda-feira (21). Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

 

Conteúdos relacionados