Concurso vai escolher o mais bem 'pilchado' de Campo Grande

| 13/05/2022
- 17:12
Concurso vai escolher o mais bem 'pilchado' de Campo Grande
Fotos: Divulgação

Desde o fim da década de 80, a pilcha gaúcha é considerada traje oficial de honra no estado do Rio Grande do Sul. Longe de casa, a indumentária é um símbolo da cultura gauchesca e, claro, motivo de orgulho. Para divulgar a cultura gaúcha, a Fenasul promove, nesta sexta-feira (13), um concurso de pilcha. A intenção é escolher quem estará melhor pilchado. Além disso, quem for pilchado hoje, não paga a entrada.

O concurso acontece a partir das 20h, nas dependências da feira, que está no Círculo Militar (Avenida Afonso Pena, 106 - Bairro Amambaí). O prêmio para aquele (a) que for escolhido como o melhor pilchado da feira será para o primeiro lugar: uma porção média de costela, para o segundo: um vinho e terceiro: um kit de chocolate.

fenasul 2022
(Foto: Divulgação)

“Sabemos da forte influência gaúcha na cultura sul-mato-grossense e temos certeza de que isso é um motivo de orgulho. Até a década passada, a estimativa é que mais de 40 mil gaúchos viviam em Mato Grosso do Sul. Isso sem contar os descendentes. Com certeza, é uma comunidade forte, que merece ser valorizada e ter sua cultura reconhecida”, afirma Sérgio Silva, organizador da feira.

Para os homens, a pilcha inclui botas, bombacha guaiaca, com ou sem faixa, camisa, colete, casaco ou jaqueta, e lenço. Para , o conjunto é composto por saia e blusa ou saia e casaquinho ou vestido comprido, saia de armação, bombachinha, meias e sapatos.

“A pilcha é uma marca registrada do gaúcho. E, para nós, representa muito mais que uma roupa. Representa nossa cultura, nossas tradições, nossas raízes. Sempre somos muito bem recebidos pelos gaúchos em MS e temos certeza de que essa disputa será um sucesso”, garante Antenor Tatsch Júnior, assessor cultural da Fenasul.

WhatsApp Image 2022 05 13 at 14.39.53
Foto: Divulgação

Concurso de Pilcha

Segundo os organizadores do evento, o visitante precisa estar Pilchado/Prenda (homens e mulheres de qualquer idade). Além disso, quem estiver pilchado não paga entrada. Os ganhadores serão selecionados através da votação do presente e do grupo de @pasiongaucha_daniel_lay.

Os prêmios são:
1° - 01 Porção Média na Costelaria Gaúcha (exceto bebida);
2° - 01 Garrafa de Vinho;
3° - 10 barrinhas de Chocolate de Gramado.

O concurso será realizado no palco a partir das 20h desta sexta-feira (13). A Fenasul fica em Campo Grande até domingo (15). Até quinta-feira (12), o horário de funcionamento é das 16h às 22h. Na sexta (13), a feira funciona das 16h às 23h. No sábado e domingo, é do meio-dia às 23h.

Veja também

O contrato prevê show com 1 hora e 30 minutos de duração

Últimas notícias