Já viu? Com cores vibrantes, ‘Van Filosofia’ circula por Campo Grande; saiba mais
A ‘Van Filosofia’ integra produção audiovisual homônima que está sendo gravada na Capital
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se você trafega pelas ruas de Campo Grande, talvez tenha se deparado com um veículo um tanto diferente. Com cores vibrantes, enfeites espalhados, figuras curiosas e o nome ‘Van Filosofia’ estampado na porta, o automotivo chama bastante atenção por onde passa, além de despertar a curiosidade das pessoas ao redor.
O Jornal Midiamax flagrou a Van Filosofia enquanto circulada por Campo Grande, deixando todo um mistério no ar. Por isso, missão dada é missão cumprida: nós descobrimos o que é esse veículo, por que ele leva o nome de Van Filosofia e que tipo de ação está fazendo na cidade.
Quem conversou com a equipe de reportagem foi a atriz e produtora cultural Nadja Mitidiero. Dona de uma produtora audiovisual na Capital, ela foi procurada por Carlos Diehl, Rosiney Bigattão e Lu Bigattão para produzir uma série documental de cinco episódios chamada ‘Van Filosofia’.
Desde a concepção do projeto, os quatro trabalham numa coprodução. “Nós mandamos o projeto para a Ancine (Agência Nacional do Cinema) em 2018, fomos aprovadas e agora em 2021, o dinheiro saiu. Então estamos desde o ano passado produzindo essa série, revendo os roteiros e tudo mais. A gente termina agora em março”, afirma Nadja.
Já que o nome da série tem relação direta com o título da van, qual a função do veículo? É o que você vai descobrir agora.
O que é a Van Filosofia?
De acordo com a Nadja, Van Filosofia é uma séria que busca popularizar a filosofia. Assim, os produtores tentam instigar as pessoas comuns a refletirem sobre suas vidas, questões como ética, preconceito, amor, consumo e felicidade. Mas como, afinal, eles fazem isso?
“A van é um trocadilho porque a gente coloca essas pessoas na van com dois filósofos — o Josemar de Campos Maciel, que é nosso professor, e a Thais Umar, que é apresentadora e também filósofa — para discutir esses temas, conversar sobre como a filosofia pode ser aplicada na prática, na vida real”, afirma a atriz.
Assim, os moradores passeiam pela cidade na van ao lado dos filósofos, nos lugares mais bonitos de Campo Grande, para refletirem sobre diversos assuntos da vida humana. O resultado, o trajeto, a conversa e as conclusões são acompanhados e gravados no documentário.
Customização
Impossível negar que uma das coisas que mais chama atenção na Van Filosofia, além do nome, é a decoração dela. Na parte externa, imagens, cores, adesivos e letterings enfeitam a carcaça branca do veículo. Por dentro, uma explosão de cores ainda maior.
Com bancos coloridos, neons, enfeites diversos, livros e até espelho customizado, a van carrega sua própria personalidade na produção audiovisual.
“É uma transformação demorada, então a gente tem toda uma equipe de arte para mudar os bancos de lugar, para colocar e tirar decoração com cuidado, para não machucar a van”, disse Mitidiero. Por ser um veículo alugado, ele será desmontado após a finalização do documentário.
Questionada se a população pode tirar fotos na van, a produção afirma que, por enquanto, não há nada definido sobre o assunto uma vez que ela é usada exclusivamente para as gravações. No entanto, pensam em ações ao público quando a série for lançada.
Exibição da série Van Filosofia
Com previsão de término para março, o documentário participa de um edital nacional do Fundo Setorial de Audiovisual da Ancine. Todas as pessoas envolvidas na concepção do projeto são de Campo Grande.
Assim, a série será veiculada em TVs públicas e universitárias nos primeiros seis meses, exclusivamente. “Depois, nós vamos distribuir a série para outros canais. Não vai para o cinema, é uma série de TV”, conclui Nadja.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.