Já viu? Com cores vibrantes, 'Van Filosofia' circula por Campo Grande; saiba mais

A 'Van Filosofia' integra produção audiovisual homônima que está sendo gravada na Capital
| 02/02/2022
- 19:05
Veículo colorido chama atenção em Campo Grande e leva nome de 'Van Filosofia'
Veículo colorido chama atenção em Campo Grande e leva nome de 'Van Filosofia' - (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Se você trafega pelas ruas de Campo Grande, talvez tenha se deparado com um veículo um tanto diferente. Com cores vibrantes, enfeites espalhados, figuras curiosas e o nome ‘Van Filosofia’ estampado na porta, o automotivo chama bastante atenção por onde passa, além de despertar a curiosidade das pessoas ao redor.

O flagrou a Van Filosofia enquanto circulada por Campo Grande, deixando todo um mistério no ar. Por isso, missão dada é missão cumprida: nós descobrimos o que é esse veículo, por que ele leva o nome de Van Filosofia e que tipo de ação está fazendo na cidade.

[Colocar ALT]
Van Filosofia instiga moradores que passam nas ruas de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Quem conversou com a equipe de reportagem foi a atriz e produtora cultural Nadja Mitidiero. Dona de uma produtora audiovisual na Capital, ela foi procurada por Carlos Diehl, Rosiney Bigattão e Lu Bigattão para produzir uma série documental de cinco episódios chamada ‘Van Filosofia’.

Desde a concepção do projeto, os quatro trabalham numa coprodução. “Nós mandamos o projeto para a (Agência Nacional do Cinema) em 2018, fomos aprovadas e agora em 2021, o dinheiro saiu. Então estamos desde o ano passado produzindo essa série, revendo os roteiros e tudo mais. A gente termina agora em março”, afirma Nadja.

Já que o nome da série tem relação direta com o título da van, qual a função do veículo? É o que você vai descobrir agora.

O que é a Van Filosofia?

De acordo com a Nadja, Van Filosofia é uma séria que busca popularizar a filosofia. Assim, os produtores tentam instigar as pessoas comuns a refletirem sobre suas vidas, questões como ética, preconceito, amor, consumo e felicidade. Mas como, afinal, eles fazem isso?

“A van é um trocadilho porque a gente coloca essas pessoas na van com dois filósofos — o Josemar de Campos Maciel, que é nosso professor, e a Thais Umar, que é apresentadora e também filósofa — para discutir esses temas, conversar sobre como a filosofia pode ser aplicada na prática, na vida real”, afirma a atriz.

Assim, os moradores passeiam pela cidade na van ao lado dos filósofos, nos lugares mais bonitos de Campo Grande, para refletirem sobre diversos assuntos da vida humana. O resultado, o trajeto, a conversa e as conclusões são acompanhados e gravados no documentário.   

Customização

Impossível negar que uma das coisas que mais chama atenção na Van Filosofia, além do nome, é a decoração dela. Na parte externa, imagens, cores, adesivos e letterings enfeitam a carcaça branca do veículo. Por dentro, uma explosão de cores ainda maior.

[Colocar ALT]
Van é toda customizada na parte interna (Foto: Arquivo Pessoal)

Com bancos coloridos, neons, enfeites diversos, livros e até espelho customizado, a van carrega sua própria personalidade na produção audiovisual.

“É uma transformação demorada, então a gente tem toda uma equipe de arte para mudar os bancos de lugar, para colocar e tirar decoração com cuidado, para não machucar a van”, disse Mitidiero. Por ser um veículo alugado, ele será desmontado após a finalização do documentário.

Questionada se a população pode tirar fotos na van, a produção afirma que, por enquanto, não há nada definido sobre o assunto uma vez que ela é usada exclusivamente para as gravações. No entanto, pensam em ações ao público quando a série for lançada.

Exibição da série Van Filosofia  

Com previsão de término para março, o documentário participa de um edital nacional do Fundo Setorial de Audiovisual da Ancine. Todas as pessoas envolvidas na concepção do projeto são de Campo Grande.

Assim, a série será veiculada em TVs públicas e universitárias nos primeiros seis meses, exclusivamente. “Depois, nós vamos distribuir a série para outros canais. Não vai para o cinema, é uma série de TV”, conclui Nadja.

whatsapp image 2022 02 01 at 17.1 - Já viu? Com cores vibrantes, 'Van Filosofia' circula por Campo Grande; saiba mais
Van Filosofia é decorada com vários adereços (Foto: Arquivo Pessoal)

 

 

Veja também

Axila sem pelos da atriz que Alanis Guillen, que da vida ao personagem de Juma, divide opiniões na internet

Últimas notícias