O dia foi de grandes emoções para grandes nomes da regional, especialmente para os chefs de cozinha Gabriel Cristoforo, Sylvio Trujillo e Bruna Lopes. Trio participou do Festival Enchefs MS e foi selecionado para a próxima fase, que será no em uma competição nacional para conquistar o prêmio Dólmã, considerado o ‘Oscar' da gastronomia brasileira.

Competição acirrada ocorreu na tarde desta terça-feira (28) no restaurante Tropeiro Gastrô Gourmet, comandado pela chef Helen Braz que, por sua vez, é coordenadora do Enchefs em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, cinco cozinheiros concorriam ao prêmio.

Cada um precisou cozinhar um prato para apresentar ao rigoroso júri, composto por:

  • Leonardo Corradini – professor de gastronomia do Sesc-MS;
  • André Nardo – chef do Domus Bistrot;  
  • Marcia Marinho – idealizadora do Festival da Carne e dona do perfil @saborise_;
  • Fernanda Nascimento – idealizadora da revista de culinária Ambrosia;
  • Magda Moraes – chef de cozinha e dona do restaurante Aipim Cozinha de Raízes;

Eles provaram e analisaram criteriosamente cada um dos cinco pratos apresentados. Dentre os critérios observados, destacam-se: sabor, apresentação e delivey. Segundo os jurados aos MidiaMAIS, foi uma disputa acirrada na hora de escolher os vencedores. Confira, abaixo, os pratos concorridos pelos chefs de cozinha.

Gabriel Cristoforo

Gabriel Cristoforo é gerente de restaurante em Bonito. Nesta terça, ele foi ousado e o único a apresentar um prato de carne vermelha. Numa apresentação rústica, apresento filé de ancho acompanhado de arroz com na banha de porco e palmito guariroba grelhado.

Prato do chef Gabriel Cristoforo
Prato do chef Gabriel Cristoforo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Sylvio Trujillo

Sylvio faz sucesso com o restaurante em Bonito. Hoje, ele apresentou o prato ‘Mujica de Pintado' de forma desconstruída e sofisticada. A intenção era preparar uma comida que representasse a cultura regional do Estado. Ele preparou um caldo de peixe, feito em caldo de mandioca, com purê de mandioca branca, pintado, banana-da-terra grelhada e quiabo.

Prato de chef Sylvio Trujillo
Prato de chef Sylvio Trujillo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Bruna Lopes

Mais ligada às massas, a chef Bruna Lopes, de Campo Grande, fez um duo de nhoc (mandioca e banana-da-terra) com creme de queijo curado servido com costela defumada por seis horas. A intenção dela era levar ao júri o churrasco e a mandioca, iguarias presentes na culinária regional, em um formato diferente.

Prato de chef Bruna Lopes
Prato de chef Bruna Lopes (Foto: Helen Braz)

Dani Costa

Enquanto isso, a chef Dani Costa fez uma releitura da moqueca de pintado, mas em formato de risoto. Prato ‘Risoto da Morena' valorizou ingredientes regionais como palmito de guariroba e banana-da-terra. “Tudo são itens que a comunidade indígena e ribeirinhas do Pantanal fazem o cultivo”, conta.

(Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Chefs de cozinha vencedores

Depois de uma disputa acirrada, o júri precisou ‘ralar' para escolher os três concorrentes que passariam para a próxima fase. Gabriel Cristoforo, Sylvio Trujillo e Bruna Lopes passaram da etapa regional do Enchefs MS e vão concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã.

Cristoforo disse estar aliviado ao receber a boa notícia. “É a minha segunda indicação para ir ao Dólmã […] esse ano vamos representar novamente nosso Estado […] quero levar a gastronomia do Estado para frente”, refletiu.

Já Bruna está ansiosa para a etapa nacional. “Estou muito feliz, muito honrada! Ter entrado nessa próxima etapa foi uma vitória já”.

restaurante concurso - Nathalia Alcântara (15)
Júri avaliou pratos de cada participante (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Sylvio Trujillo ainda afirmou ao MidiaMAIS ter achado o resultado justo. “Meu prato representa muito o Estado porque é um prato 100% regional, ele foi elaborado com cuidado, critério e respeito ao ingrediente”, reflete.

Para os jurados, o resultado foi acirrado e o que venceu foram os detalhes. Ainda afirmaram que todos os concorrentes possuíam alto nível de qualidade.

“Estava muito interessante todas as propostas”, disseram. Outro ponto fundamental apresentado pelo júri foi o critério ‘delivery', mostrando a relevância adotada pelo setor gastronômico após a pandemia.

Prêmio Nacional Dólmã

O Prêmio Nacional Dólmã é realizado anualmente de forma itinerante e já ocorreu em MS no ano de 2015. Na época, a chef Helen Braz foi premiada e eleita como Embaixadora da Gastronomia Brasileira pelo MS, além de ser a coordenadora do Festival Enchefs MS.

Segundo a especialista, festival tem objetivo de escolher três representantes regionais para a etapa nacional do prêmio. Um deles será premiado como melhor chef de cozinha de 2022 e será empossado como Embaixador da Gastronomia Brasileira pelo MS.

“Eu estou muito feliz com o nível do Festival. Enquanto coordenadora, é um orgulho imenso poder saber que o meu papel está sendo feito, que esse legado nos vamos levar para todos os lugares mostrando quem é Mato Grosso do Sul”, conclui.

Prêmio Dólmã de gastronomia
Prêmio Dólmã de gastronomia (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.