Chamada de ‘minha menina’, cuidadora lembra últimos momentos de Delinha e surpresa para o filho
Ao pedir para ir até a sala, Delinha fez surpresa ao dizer à Celina que iria andando e não na cadeira de rodas
Graziela Rezende, Danielle Errobidarte –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Há oito meses, quando fez a entrevista para trabalhar como cuidadora de idosos, Celina Simonete, de 46 anos, não imaginava que seria para acompanhar a Dama do Rasqueado em seus últimos meses de vida. Devota de Nossa Senhora e católica rigorosa, Delinha faleceu no dia em que é comemorado Corpus Christi, na madrugada desta quinta-feira (16). Apelidada por Delinha como “minha menina”, Celina participou da última surpresa feita por Delinha para o filho João Paulo: caminhar da sala para o quarto.
Celina começou a fazer parte da rotina de Delinha em novembro do ano passado, quando ela teve a primeira queda. “Nunca passou pela minha cabeça que eu seria uma das cuidadoras da Delinha. Ela é uma mulher que demonstrou muita força, superação a todo momento, ela não desistia fácil, era uma guerreira e tinha vontade de viver”, lembra Celina.
Celina recorda que no último sábado (11) Delinha acordou melhor, mas ainda estava debilitada. Ela pediu para ir do quarto até a sala e, ao preparar a cadeira de rodas, teve uma surpresa. “Ele me disse ‘não, a gente vai andando’, e nesse momento ela fez uma surpresa para o filho ao chegar andando na sala”.
Devota fervorosa, Delinha rezava terço todas às quartas-feiras 4h30 e pedia para assistir a missa na televisão. Após ter conseguido dar poucos passos até a sala, ela ainda disse para Celina “Nossa Senhora vai me curar”. A cuidadora, por sua vez, respondeu “eu te admiro muito pela sua força”, e ouviu “eu te agradeço muito, minha menina”. Celina não conteve as lágrimas e lembrou da infância, quando ouvia o pai cantar as músicas, para a mãe, da antiga dupla com Délio.
Últimos momentos
Celina lembra que na madrugada desta quinta-feira (16), por volta das 2h, foi até a cama de Delinha e viu que ela estava respirando. Ela perguntou se estava bem e mexeu as mãos, em seguida, junto a outra cuidadora, tiraram um cochilo. Às 6h, quando acordaram, viram que Delinha já havia falecido, e então correram para chamar o filho, que acionou o SOS da Unimed. A morte foi constatada às 6h10.
A despedida da cantora será das 11h às 16h desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Campo Grande. Além de familiares, fãs, amigos e toda a população poderão acompanhar o velório. Já o sepultamento está marcado para as 17 horas, também desta quinta-feira, no Cemitério Jardim da Paz (BR-060, km 02, saída para Sidrolândia).
Delanira Pereira Gonçalves
Conhecida como Delinha ou Dama do Rasqueado, Delanira Pereira Gonçalves nasceu em Vista Alegre — distrito do município de Maracaju, às 4h do dia 7 de setembro de 1936, uma segunda-feira. Em sua casa, moravam os pais, os avôs maternos e alguns tios.
Delinha viveu ali até os 4 anos de idade e já cantava marchinhas como “oh, jardineira porque estás tão triste”, mesmo não conseguindo pronunciar todas as sílabas corretamente.
Em Campo Grande, o pai da cantora construiu uma casa no bairro Imbirussu, no encontro da “Rua de Baixo”, com a “Rua de Cima”, que depois se tornaram, respectivamente, Avenida Bandeirantes e a Tiradentes.
Nessa época, a cantora já estava noiva do primo Zézinho, que logo se tornaria o Délio, e com ela formaria uma dupla icônica para a música sul-mato-grossense. Foi com o noivo que aprendeu as primeiras notas musicais, permitindo que acompanhasse as canções tocando o seu violão.
Depois disso, tudo é história. Délio e Delinha, conhecidos como o “casal onça de Mato Grosso” gravaram 14 discos 78 RPM mais 19 LPs e mais 4 CDs. Délio morreu em 8 de fevereiro de 2010, em Campo Grande, MS, vítima de câncer de pulmão.
Recentemente, a Dama do Rasqueado foi homenageada na novela “Pantanal”, da TV Globo e no tradicional Arraial de Santo Antônio, em Campo Grande, apenas 6 dias antes de seu falecimento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.