Após três anos, Parada LGBT volta às ruas de Campo Grande
Expectativa é reunir 15 mil pessoas, mas número pode ser superado após período de suspensão
Dândara Genelhú, Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após três anos de suspensão devido à pandemia de covid-19, Campo Grande volta a receber a Parada LGBT. Os participantes devem percorrer diversas ruas do Centro e se reúnem para apresentações musicais na Praça da República (Rádio Clube).
“Acho que todos nós como organização e população LGBT estávamos bastante ansiosos, porque esse é o dia que a gente tem esse apoio, para dar visibilidade e lutar pelos nossos direitos, principalmente na nossa sociedade LGBTóbica. Hoje é um dia de celebrar, de alegria para todos nós, mas também é um dia de luta por essas vidas perdidas”, disse o subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos.
A Parada da Cidadania LGBTQIA+ terá ainda atendimento da Defensoria Pública, orientação sobre saúde e cidadania. Segundo o subsecretário, devem se reunir 15 mil pessoas, mas há a expectativa de superar essa marca devido ao longo período de suspensão do evento.
Para animar esse público e incrementar a renda, vendedores ambulantes também comemoram a volta da Parada. “O negócio é colorir o povo, com respeito. Não é imaginar só cifrão na frente, imaginar alegria para o povo”, conta Walter Diniz, 60 anos.
Ele chegou a distribuir faixas e pulseiras de brinde aos participantes. Morador de São Paulo, ele diz que também participa do evento paulistano. “Tenho o maior carinho pela Cidade Morena”, garante.
Há mais de uma década vendendo itens no evento, Ronaldo Terra, 58, diz que costuma comercializar todo o estoque que leva. “Se Deus quiser, vai vender bem. Acredito que vamos vender bem, as festas voltaram e já começou a movimentar”, afirmou.
Lílian Basílio, 50, já participou de três Paradas e diz que esse é o momento de rever os amigos LGBTQIA+, que segundo ela, são para a vida toda. “Se você luta pelos seus direitos é maravilhoso, as pessoas tem que ter consciência que somos pessoas. Vim com meu marido, minha filha e amigos e meu pai de santo”, conta.
Acompanhada da irmã de 12 anos, da sobrinha de 6 e do namorado – que é transsexual – Hytalo Augusto, 27, Ana Flávia, de 24 anos, conta que vem sempre com a mãe, mas como ela não veio, decidiu levar as crianças.
“Quero que elas aceitam as pessoas. Desde pequenas elas sabem que namoro um trans. Aqui eu me sinto mais à vontade e é o lugar que consigo ficar sem medo”, diz. Já Hytalo complementa que, ensinando desde cedo as crianças, o preconceito diminui.
“Eu acho que é uma maneira da gente se reencontrar, tanto nós, LGBTs, quanto a sociedade inteira. Acho que é respeito, a criança encontrando a gente desde pequena é maior a chance de respeitar a gente dentro ou fora da família”, avaliou.
A PM (Polícia Militar) e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) acompanham a Parada.
Parada LGBT de volta
O percurso começa na Rua Barão do Rio Branco, passa pela Rua Padre João Crippa, Rua Dom Aquino, Calógeras e novamente Barão do Rio Branco para voltar para a Praça do Rádio Clube, onde haverá shows com mais de 50 artistas, praça de alimentação e serviços de saúde e cidadania.
Todas as atrações são regionais. Dentre elas, há apresentações de drag queens, cantores, bandas e DJs. São artistas LGBTQIA+ ou simpatizantes que estão participando sem receber cachê.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.