Ano do tigre: imigrantes e descendentes okinawanos celebram novo ciclo em Campo Grande
Festa não é realizada pelo segundo ano consecutivo, mas vídeo especial não deixa a data passar em branco na Capital
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Teve início em 1º de fevereiro, pelo calendário lunar, o ciclo energético do Ano do Tigre de Água e, com ele, o dinamismo no cenário global e cotidiano em 2022. Para celebrar a data, os imigrantes okinawanos e seus descendentes fizeram uma cerimônia singela, mas bastante especial.
Impossibilitados de fazer a grande festa pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do coronavírus, a Associação Okinawa de Campo Grande celebrou a data, mais uma vez, de um jeito diferente: apresentando um vídeo inédito como forma de homenagem para todos que abraçam e vivenciam essa cultura.
“Vamos começar o ano de um jeito diferente? Iniciar um novo ciclo e mudar a energia na qual estamos vivendo? Convidamos você e sua família a viver algo novo, aproveitando a sabedoria, arte e história que vem de Okinawa”, declarou a Associação em publicação nas redes sociais.
Conhecidos pela resiliência, cortesia e coragem diante do desconhecido, os okinawanos trazem dentro de si a herança Utiná, de um Reino Independente até o século XIX, terra da diplomacia. Em Campo Grande, há um legado plantado há décadas pelos imigrantes que fincaram aqui suas raízes e pelos descendentes seguem propagando os costumes, não deixando a cultura morrer.
“Permita-se vivenciar o espírito uchinanchu”, diz a Associação Okinawa ao apresentar a gravação que celebra o novo ano. Assista:
Ano do tigre
O Ano do Boi chegou ao fim e o Ano do Tigre começou oficialmente no início de fevereiro. De acordo com a antiga filosofia chinesa de yin e yang, segundo a qual as forças opostas se unem em harmonia, a transição representa a mudança de um boi yin para um tigre yang.
“A natureza lenta, gentil e trabalhadora do boi, que manifestava o humor de 2021, será substituída pela velocidade, força e poder do tigre em 2022”, segundo o Japan Times. Diferente do boi, o tigre é ativo e motivado, o oposto do boi lento, macio e passivo, diz o astrólogo chinês e ocidental Júpiter Lai, de Hong Kong.
Isso significa que o nível geral de energia em 2022 será, portanto, mais alto do que era em 2021. Confira abaixo os bastidores das gravações do vídeo de homenagem feito em Campo Grande.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Mandante de crime contra cantor esfaqueado em bar é presa em Campo Grande
Mulher também seria chefe de ponto de venda de drogas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.