Teve início em 1º de fevereiro, pelo calendário lunar, o ciclo energético do Ano do Tigre de Água e, com ele, o dinamismo no cenário global e cotidiano em 2022. Para celebrar a data, os imigrantes okinawanos e seus descendentes fizeram uma cerimônia singela, mas bastante especial.
Impossibilitados de fazer a grande festa pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do coronavírus, a Associação Okinawa de Campo Grande celebrou a data, mais uma vez, de um jeito diferente: apresentando um vídeo inédito como forma de homenagem para todos que abraçam e vivenciam essa cultura.

"Vamos começar o ano de um jeito diferente? Iniciar um novo ciclo e mudar a energia na qual estamos vivendo? Convidamos você e sua família a viver algo novo, aproveitando a sabedoria, arte e história que vem de Okinawa", declarou a Associação em publicação nas redes sociais.
Conhecidos pela resiliência, cortesia e coragem diante do desconhecido, os okinawanos trazem dentro de si a herança Utiná, de um Reino Independente até o século XIX, terra da diplomacia. Em Campo Grande, há um legado plantado há décadas pelos imigrantes que fincaram aqui suas raízes e pelos descendentes seguem propagando os costumes, não deixando a cultura morrer.
"Permita-se vivenciar o espírito uchinanchu", diz a Associação Okinawa ao apresentar a gravação que celebra o novo ano. Assista:
Ano do tigre
O Ano do Boi chegou ao fim e o Ano do Tigre começou oficialmente no início de fevereiro. De acordo com a antiga filosofia chinesa de yin e yang, segundo a qual as forças opostas se unem em harmonia, a transição representa a mudança de um boi yin para um tigre yang.
"A natureza lenta, gentil e trabalhadora do boi, que manifestava o humor de 2021, será substituída pela velocidade, força e poder do tigre em 2022", segundo o Japan Times. Diferente do boi, o tigre é ativo e motivado, o oposto do boi lento, macio e passivo, diz o astrólogo chinês e ocidental Júpiter Lai, de Hong Kong.
Isso significa que o nível geral de energia em 2022 será, portanto, mais alto do que era em 2021. Confira abaixo os bastidores das gravações do vídeo de homenagem feito em Campo Grande.