Top 3 do fisiculturismo no mundo, Jefferson trocou tatames pelos palcos do bodybuilding após lesão

Sul-mato-grossense conquistou 3º lugar no campeonato mundial na Espanha

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Jefferson representou o Brasil e MS na Espanha
Jefferson representou o Brasil e MS na Espanha

“Tudo tem um propósito e acredito que até a minha lesão tenha um propósito”. A fala é do atleta sul-mato-grossense Jefferson Junqueira, de 34 anos, que saiu de uma lesão nos tatames para se tornar o 3º melhor fisiculturista do mundo no Campeonato Mundial IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness) 2021, conquistado na Espanha. 

Jefferson conquistou o bronze no pódio da categoria acima de 100 kg e era o único brasileiro na categoria. “Apesar de eu já ter vencido quase todas as competições que eu participei, esse Top 3 para mim foi o mais importante porque o nível dos atletas é completamente diferente. Eu disputei com atletas que só vivem daquilo. Os caras têm todos os recursos, diferente da gente que precisa acordar cedo pra trabalhar”, contou ele ao Jornal Midiamax.

O trabalho duro do campo-grandense, que desde 2014 está no fisiculturismo, sempre mostrou resultados e desistir não faz parte do seu vocabulário. Já na IFBB — maior federação do esporte no Brasil —, Jefferson participou do Campeonato Brasileiro e um mal-estar o deixou no 5º lugar. “Voltei no ano seguinte e fiquei em segundo. Voltei neste ano e fiquei em primeiro e isso me deu a vaga para o mundial”, disse. 

Lesão o levou ao fisiculturismo

Segundo Jefferson, antes de entrar no esporte, ele praticava vários tipos de luta, como Muay Thai, Kung-Fu e Boxe. “Foi num treinamento de Muay Thai que veio a primeira lesão no joelho e posteriormente jogando bola veio o rompimento completo do tendão”, contou.

Depois disso, o atleta passou por cirurgia e, no pós-operatório, começou a treinar na academia para fortalecer as pernas e ter uma recuperação mais rápida. “Não conhecia as academias, não sabia o que era e achava estranho pagar para levantar peso”, brincou ele sobre o que pensava antes de começar os treinos. 

Seu treinador viu potencial em Jefferson, que tinha pegado gosto pelos treinos, e o convidou para participar de uma competição: “Foi quando a gente iniciou a história no fisiculturismo”. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jeffão Atleta IFBB MS (@jeffaojpro)

 

Rotina de treinos

A vaga para o mundial foi conquistada em setembro, cerca de um mês e meio antes da competição, e o atleta começou a focar nos treinos aeróbicos. “A rotina de treinos é sempre muito pesada, a intensidade é muito alta, é sempre no limite. O que eu dei um pouco mais atenção foi na parte aeróbica, que nos rendeu um condicionamento bem diferente”, relatou à reportagem. 

Jefferson treina cerca de 2h por dia, em horários divididos, com exercícios de membros inferiores, superiores e aeróbicos para garantir o corpo perfeito. Nas competições, os juízes avaliam volume, simetria, proporção e definição dos músculos. Por isso, a rotina de treinos é associada à alimentação e suplementação. 

A esposa de Jefferson, Célia Machado, também é fisiculturista, e inclusive foi campeã brasileira na categoria Wellness Fitness Sênior este ano. O atleta também tem um filho de 14 anos. A rotina de treinos é dividida com o tempo com a família e também com o trabalho de personal trainer e consultoria esportiva. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Célia Machado (@celiadeom)

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas