Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Origami significa ‘dobrar Deus’ e não é coisa de criança, diz origamista de Campo Grande

Origamista explica que origami está presente na saúde, em carros, e até na Nasa
Arquivo -
Elder Alves Severino é origamista e mestre em origamis em Campo Grande
Elder Alves Severino é origamista e mestre em origamis em Campo Grande

Mais do que uma simples atividade escolar, o origami é uma técnica muito antiga feita em papel, repleta de significados e utilidades. É o nome dado a um método japonês que consiste em dobrar papéis até se alcançar a forma desejada, sem utilizar tesoura, cola ou fita adesiva, apenas vincos corretamente feitos que originam as mais diversas representações de animais e objetos.

A relevância da prática que simboliza a paz fez com que a técnica ganhasse uma data específica — 11 de novembro é quando se comemora o Dia Mundial do Origami, a fim de enaltecer seu simbolismo. Para quem não sabe, existem até mestres desta atividade espalhados pelo mundo. Em , são cinco, e o Jornal Midiamax conversou com um deles para entender um pouco mais do que está por trás da arte de dobrar papel.

Elder Alves Severino, de 52 anos, é campo-grandense e tira toda sua renda do trabalho com os origamis. Sim, é possível ter um faturamento provindo apenas das dobraduras. No entanto, o mestre em origami enfatiza justamente que a atividade não se resume a isso, fazendo questão de mostrar e contar toda a história do que garante seu sustento.

Elder tem casa de artista e origamis espalhados por toda parte (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)
Elder tem casa de artista e origamis espalhados por toda parte (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

O origamista da Capital se interessou por dobraduras e desenvolve a técnica há 30 anos. Ao MidiaMAIS, ele conta que sempre gostou de fazer pipa e ornamentos semelhantes. Quando descobriu as dobraduras, logo começou a praticar. “Tinha um livro que era um manual para fazer todo tipo de trabalho envolvendo papel e nesse livro havia uma parte sobre origamis”, disse Elder.

Foi aí que o artista começou a manusear, de forma muito básica. Mas foi só em uma exposição, em São Paulo, que descobriu o origami como arte. A partir de então, continuou desenvolvendo, e hoje vive de confeccionar esses papéis. “Origami significa ‘ori’, que vem de dobrar, e ‘gami’ vem de ‘papel’ ou ‘Deus’. Dobrar Deus é porque no Japão os monges faziam origamis e colocavam na frente dos monastérios, e aí as pessoas acabaram associando aquela técnica a algo divino, como dobrar a Deus”, explica o origamista.

Modelo mais conhecido de origamis (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)
Modelo mais conhecido de origamis (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

 

Mestre e múltiplas utilidades

Segundo Elder, mestre é uma pessoa que transforma ou cria origamis. Ele recebeu esse título depois que conheceu um mestre que veio do Japão para ensinar as técnicas aqui. “A diferença do mestre é o cara que já tem o mestrado (depois de acompanhar o outro mestre em suas técnicas) e origamista é quem faz origamis”, esclarece.

Sua obra mais famosa em Campo Grande é a árvore da vida da Morada dos Baís. Foi Elder quem criou as luminárias que marcam a estrutura de destaque na Avenida Afonso Pena. “As pessoas têm esse costume de achar que origami é só algo artístico ou do tipo, mas é legal observar que o origami está inserido na sociedade”, pontua.

“A contrata origamistas para desenvolver uma técnica e conseguir dobrar escudos em radiação. Foi um origamista que desenvolveu o airbag, que é uma espécie de origami, um material que fica comprimido e se expande bem rápido. O origami também está presente na saúde, é muito utilizado como uma atividade terapêutica para quem tem Alzheimer e Parkinson. A prática de desenvolver origami ajuda as pessoas que têm esses problemas cerebrais”, explica Elder.

Dragão confeccionado pelo artista Pedro Lombardi, foi feito com um único papel (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)
Dragão confeccionado pelo artista Pedro Lombardi, foi feito com um único papel (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

 

Coisa de criança?

Segundo o origamista de Campo Grande, não. Na verdade, de acordo com Elder, o origami foi desenvolvido e praticado por adultos. “São apenas adultos que praticam”, diz ele.

“Isso de que origami é coisa de criança surgiu na Segunda Guerra, na Alemanha. Um alemão que foi para o Japão, aprendeu, e quando ele voltou para o país dele, achou que seria interessante ensinar para as crianças. Quando o de Infância foi criado na América, no Brasil, essa cultura foi trazida”, esclareceu o mestre, afirmando que, quando dá aulas, não aceita crianças.

De fato, no Brasil é comum se aprender na escola — ainda no período de alfabetização — a realizar as dobraduras, mas o origamista Elder Alves Severino elucida que a relevância é muito maior do que uma simples atividade escolar para aprender formas geométricas. O sucesso desse trabalho garante renda e inspira quem observa com a predominante simbologia da paz.

Modelo mais conhecido de origamis (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)
Estrelas feitas na técnica de origami são de encher os olhos (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Aula e história

No vídeo abaixo, Elder leva quem se interessar a uma viagem ao mundo do origami:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carreta carregada com farelo de milho é atingida por incêndio na BR-163

Fernanda Montenegro será celebrada em documentário exclusivo com estreia prevista para 2026

VÍDEO: Pai de jogador é flagrado agredindo árbitro em partida de futsal em Dourados

Churchill e o Champagne: Uma história de 42 mil garrafas e um ritual de poder

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

secretários israel

Na Jordânia, secretários de MS ainda estão em área de conflito: ‘Soou sirene agora há pouco’

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Real perde pênalti no fim e só empata com Al-Hilal na estreia da Copa do Mundo de Clubes

Últimas Notícias

Cotidiano

Você sabia? Inverno em MS inicia na noite de quinta-feira, precisamente às 22h42

Neste exato momento, o Hemisfério Sul experimentará seu solstício de inverno, enquanto o Hemisfério Norte terá seu solstício de verão

Polícia

Seis são presos em operação contra o tráfico de drogas no interior de MS

Presos são suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada à comercialização local de drogas

Conteúdo de Marca

Como Baixar Áudio de Vídeos do TikTok: Guia Completo

O TikTok é uma das plataformas mais envolventes do mundo, onde milhões de usuários compartilham vídeos curtos com criatividade, humor e trilhas sonoras cativantes. Mas e quando você encontra um áudio que quer salvar? Seja uma narração engraçada, um som viral ou uma música de fundo, é totalmente possível baixar áudio de vídeos do TikTok … Continued

Esportes

Naviraiense brilha com goleada sobre o União; São Gabriel empata com Coxim e segue líder

A quarta-feira (18) teve a movimentação de duas partidas pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20. O Naviraiense se destacou ao golear fora de casa, enquanto São Gabriel e Coxim empataram em um confronto equilibrado