De espelho nasal para bebês a biscoito com farinha de inseto: Confira invenções inusitadas de MS
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está entre as 50 principais depositantes de pedidos de patentes no Brasil
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Criatividade, inovação e atitude: essas são algumas características de inventores habilidosos que usam seus conhecimentos para realizar criações úteis para a sociedade. O termo “invenção” se distingue de “descoberta” – que é a aquisição de um conhecimento novo “por acaso” ou sem um esforço determinado. Ao contrário disso, a invenção é fruto de um trabalho dirigido a se desenvolver respostas para um problema.
Quando o inventor deseja guardar exclusividade acerca do mecanismo ou processo do novo invento (para fins comerciais) deve patentear, ou seja, registrar uma patente do produto, que é uma oficialização legal de que ele pensou naquilo antes de qualquer outra pessoa. 4 de novembro é a data que celebra o dia do inventor, como forma de valorizar as diversificadas criações.
Em Mato Grosso do Sul, a UFMS se destaca como uma das principais depositadoras de patente no Brasil. Em ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), a Universidade Federal aparece como a 45ª principal depositante de pedidos de propriedade intelectual em 2020. A UFMS está entre as 50 instituições residentes que depositaram pedidos de patentes de invenção, com 13 depósitos.
Atualmente, a Instituição possui, ao todo, 91 pedidos de patente e sete cartas patentes, sendo titular de cinco e cotitular de duas. Entre as cartas recebidas mais recentemente estão as referentes ao dispositivo para a localização de centro de termais em voo livre e a processos na área odontológica e de purificação de substâncias para uso industrial.
Confira alguns dos mais inusitados pedidos de patentes realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
Espelho nasal para bebês:
O que é? A obstrução nasal é uma queixa comum em mães de bebês que pode levar à sérias consequências neonatais, como alterações respiratórias, interferências no desenvolvimento craniofacial e impacto na amamentação. Todavia, nem sempre esse sinal é valorizado pelos profissionais de Saúde, e muitas vezes seu diagnóstico passa despercebido. Atualmente, não há critérios padronizados para avaliar o modo respiratório em bebês clinicamente estáveis e nem para mensurar o fluxo expiratório nasal nos primeiros dias de vida.
Assim, foi idealizado o espelho nasal para bebês, para auxiliar neste diagnóstico o mais precocemente possível. A presente invenção trata-se de um espelho nasal para bebês que foi elaborado para visualizar e mensurar o fluxo expiratório nasal. É um procedimento não-invasivo, simples, rápido, que ao ser posicionado sob as narinas do bebê possibilita a verificação da área embaçada no espelho e a simetria do fluxo expiratório nasal de cada narina. Por meio dessa avaliação é possível identificar uma possível obstrução nasal e o modo respiratório predominante do bebê.
Inventores: Silvia Márcia Andrade Campanha e Durval Batista Palhares.
Biscoito enriquecido com farinha de inseto comestível (Tenebrio Molitor)
O que é? A presente invenção se refere a uma receita de cookie enriquecido com proteína animal de inseto comestível (tenebrio molitor) que pode ser consumida por indivíduos de todas as idades. Contem importantes nutrientes à saúde humana como proteína animal, vitaminas (principalmente a B), sais minerais (cálcio, ferro e magnésio), fibras de ocorrência natural e ácidos graxos essenciais. A invenção representa uma alternativa de snack rico em nutrientes do que os demais produtos da categoria existentes no mercado.
Inventores: Thelma Lucchese Cheung, João Luiz Zitkoski e Évelin Marinho de Oliveira.
Composição de B-cartoeno e ácido oleico e uso com com ação potencializadora na perda de peso corporal, diminuição de triglicerídeo sanguíneo e ação antimutagênica
O que é? A presente invenção trata-se do uso do composto formado por ácido oleico e ß-caroteno para tratamento de dislipidemias, capaz de diminuir o peso corporal, os índices sanguíneos de triglicerídeos e também do uso concomitante de ß-caroteno e ácido oleico com quimioterápicos para dos efeitos de diminuição deletérios dos anticarcinogênicos às células íntegras.
Para a realização dos testes, uma combinação de ácido oleico / ß-caroteno foi encontrada naturalmente no óleo da polpa da Bocaiuva. Para os ensaios de funções terapêuticas, utilizadas por 60 a 70% de ácido oleico e de 45 a 55 µg.g-1 de ß-caroteno. A composição medicamentosa de que se trata essa invenção pode se apresentar na forma de cápsulas gelatinosas moles gastroresistentes ou não para ser glutidas ou ainda como suplemento alimentar associado a outras composições.
Inventores: Ana Cristina Jacobowski e Maria Lígia Rodrigues Macedo.
Geleia de polpa de bocaiúva com maracujá
O que é? A presente invenção enquadra-se no campo alimentício, se refere a uma composição de geleia de polpa bocaiuva com maracujá, que dispensada o uso de conservantes sintéticos de alimentos, a presente invenção busca oferecer a população uma opção de geleia de sabor predominante de polpa bocaiuva, porém, também com a presença marcante do sabor de maracujá. Esta composição contém açúcar cristal, preparado de suco de maracujá com bocaiuva, polpa de bocaiuva, semente de maracujá e pectina cítrica.
Inventores: Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Juliana Rodrigues Donadon, Aurélio Vinícius Borsato, Vanessa Mandú da Silva, Daiana Andrade dos Santos, Jéssica Pereira Cuellar e Roberta Serafim de Souza.
Formulação de hidrogel para cicatrização de feridas
O que é? Produto farmacêutico cuja formulação é composta por hidrogel de carbômero com o extrato de uma planta medicinal. O hidrogel é constituído por carbômero, definido como polímero acrílico hidrossolúvel, utilizado como espessante, na concentração de 0,2% a 3% da formulação, formando uma rede tridimensional com grande capacidade de armazenar água, utilizada como veículo da formulação.
A planta medicinal presente nesta patente é Equisetum pyramidale, conhecida popularmente como cavalinha, habita quase todos os países tropicais do mundo, particularmente, o Brasil. Apresenta compostos fenólicos e flavonoides na sua constituição. Equisetum pyramidale é submetida ao processo de maceração estática com etanol para obter-se o extrato etanólico de Equisetum pyramidale que é adicionado de 0,2% a 20% no hidrogel. Esta formulação proporciona.
Inventores: Françoise Carmignan, Paulo Roberto Haidamus Oliveira Bastos, Rosemary Matias, Doroty Mesquita, Dourado Ademir e Kleber Morbeck de Oliveira.
Massa alimentícia elaborada com resíduo de mandioca
O que é? A presente invenção se refere a um processo de preparação e uma composição de massa alimentícia (macarrão) sem glúten que apresenta em sua composição de resíduo de farinha de mandioca, que é comumente separado da farinha no processo de obtenção, visto que a mesma tem por objetivo manter a fração energética (amido). A fração fibrosa (resíduo) é descartada e comumente usada na alimentação de animal. Desta forma, o aproveitamento desta fração na alimentação é uma alternativa de um produto com maior teor de fibras, o agregar valor neste tubérculo (mandioca).
Inventores: Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Raquel Onozato, Camila Jordão Cândido, Gabriela Torres Silva, Danielle Bogo, Marney Pascoli Cereda, Valter Aragão do Nascimento, Karine de Cássia Freitas Gielow e Priscila Aiko Hiane.
Jogo do vetor da leishmaniose
O que é? A presente invenção se refere a um jogo pedagógico e recreativo de tabuleiro que contém um tabuleiro com desenho impresso em sua face superior com uma trilha ou caminho dividido por 69 casas, a ser percorrida pelos jogadores, contém dois grupos de seis cartas, sendo que cada grupo apresenta cores distintas entre si, um grupo de carta apresenta uma determinação de caráter punitivo e o outro grupo de carta apresenta uma determinação de caráter bonificador.
Contém um dado com seis faces, numerados de 1 a 6, e contém doze peças em formato piramidal de cores diferentes entre si, sendo que o jogo pode ser disputado com no mínimo dois jogadores e máximo de doze. O vencedor será o jogador que conseguir chegar primeiro ao final da trilha, ou seja, ultrapassar a última casa de número 69.
Inventores: Taiana Gabriela Barbosa de Souza, Juliana Arena Galhardo e Akilah Daher Alves Fernandes Pires.
Serviço
O portfólio de pedidos e cartas patentes da UFMS pode ser acessado neste link, no site da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova). Informações sobre a propriedade intelectual e sobre como realizar o depósito de pedido de patente, registro de software, registro de marca ou outras proteções podem ser acessadas clicando aqui.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Conmebol define final da Libertadores no estádio do River Plate
A sede foi escolhida em 12 de fevereiro pelo Conselho da Conmebol
VÍDEO: Cocaína avaliada em R$ 31 milhões é apreendida em depósito de drogas
Agentes apreenderam 250 kg de cocaína e 250 kg de pasta base de cocaína em MS
Homem de 34 anos é encontrado morto dentro de casa em Corumbá
Corpo foi encontrado na manhã desta sexta
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.