De espelho nasal para bebês a biscoito com farinha de inseto: Confira invenções inusitadas de MS

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está entre as 50 principais depositantes de pedidos de patentes no Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Atualmente a UFMS possui ao todo 91 pedidos de patente e sete cartas patentes
Atualmente a UFMS possui ao todo 91 pedidos de patente e sete cartas patentes

Criatividade, inovação e atitude: essas são algumas características de inventores habilidosos que usam seus conhecimentos para realizar criações úteis para a sociedade. O termo “invenção” se distingue de “descoberta” – que é a aquisição de um conhecimento novo “por acaso” ou sem um esforço determinado. Ao contrário disso, a invenção é fruto de um trabalho dirigido a se desenvolver respostas para um problema.

Quando o inventor deseja guardar exclusividade acerca do mecanismo ou processo do novo invento (para fins comerciais) deve patentear, ou seja, registrar uma patente do produto, que é uma oficialização legal de que ele pensou naquilo antes de qualquer outra pessoa. 4 de novembro é a data que celebra o dia do inventor, como forma de valorizar as diversificadas criações. 

Em Mato Grosso do Sul, a UFMS se destaca como uma das principais depositadoras de patente no Brasil. Em ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), a Universidade Federal aparece como a 45ª principal depositante de pedidos de propriedade intelectual em 2020. A UFMS está entre as 50 instituições residentes que depositaram pedidos de patentes de invenção, com 13 depósitos.

Atualmente, a Instituição possui, ao todo, 91 pedidos de patente e sete cartas patentes, sendo titular de cinco e cotitular de duas. Entre as cartas recebidas mais recentemente estão as referentes ao dispositivo para a localização de centro de termais em voo livre e a processos na área odontológica e de purificação de substâncias para uso industrial.

Confira alguns dos mais inusitados pedidos de patentes realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:

Espelho nasal para bebês:

O que é? A obstrução nasal é uma queixa comum em mães de bebês que pode levar à sérias consequências neonatais, como alterações respiratórias, interferências no desenvolvimento craniofacial e impacto na amamentação. Todavia, nem sempre esse sinal é valorizado pelos profissionais de Saúde, e muitas vezes seu diagnóstico passa despercebido. Atualmente, não há critérios padronizados para avaliar o modo respiratório em bebês clinicamente estáveis e nem para mensurar o fluxo expiratório nasal nos primeiros dias de vida.

Assim, foi idealizado o espelho nasal para bebês, para auxiliar neste diagnóstico o mais precocemente possível. A presente invenção trata-se de um espelho nasal para bebês que foi elaborado para visualizar e mensurar o fluxo expiratório nasal. É um procedimento não-invasivo, simples, rápido, que ao ser posicionado sob as narinas do bebê possibilita a verificação da área embaçada no espelho e a simetria do fluxo expiratório nasal de cada narina. Por meio dessa avaliação é possível identificar uma possível obstrução nasal e o modo respiratório predominante do bebê.

Inventores: Silvia Márcia Andrade Campanha e Durval Batista Palhares.

Biscoito enriquecido com farinha de inseto comestível (Tenebrio Molitor)

O que é? A presente invenção se refere a uma receita de cookie enriquecido com proteína animal de inseto comestível (tenebrio molitor) que pode ser consumida por indivíduos de todas as idades. Contem importantes nutrientes à saúde humana como proteína animal, vitaminas (principalmente a B), sais minerais (cálcio, ferro e magnésio), fibras de ocorrência natural e ácidos graxos essenciais. A invenção representa uma alternativa de snack rico em nutrientes do que os demais produtos da categoria existentes no mercado.

Inventores: Thelma Lucchese Cheung, João Luiz Zitkoski e Évelin Marinho de Oliveira.

Composição de B-cartoeno e ácido oleico e uso com com ação potencializadora na perda de peso corporal, diminuição de triglicerídeo sanguíneo e ação antimutagênica

O que é? A presente invenção trata-se do uso do composto formado por ácido oleico e ß-caroteno para tratamento de dislipidemias, capaz de diminuir o peso corporal, os índices sanguíneos de triglicerídeos e também do uso concomitante de ß-caroteno e ácido oleico com quimioterápicos para dos efeitos de diminuição deletérios dos anticarcinogênicos às células íntegras.

Para a realização dos testes, uma combinação de ácido oleico / ß-caroteno foi encontrada naturalmente no óleo da polpa da Bocaiuva. Para os ensaios de funções terapêuticas, utilizadas por 60 a 70% de ácido oleico e de 45 a 55 µg.g-1 de ß-caroteno. A composição medicamentosa de que se trata essa invenção pode se apresentar na forma de cápsulas gelatinosas moles gastroresistentes ou não para ser glutidas ou ainda como suplemento alimentar associado a outras composições.

Inventores: Ana Cristina Jacobowski e Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Geleia de polpa de bocaiúva com maracujá

O que é? A presente invenção enquadra-se no campo alimentício, se refere a uma composição de geleia de polpa bocaiuva com maracujá, que dispensada o uso de conservantes sintéticos de alimentos, a presente invenção busca oferecer a população uma opção de geleia de sabor predominante de polpa bocaiuva, porém, também com a presença marcante do sabor de maracujá. Esta composição contém açúcar cristal, preparado de suco de maracujá com bocaiuva, polpa de bocaiuva, semente de maracujá e pectina cítrica.

Inventores: Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Juliana Rodrigues Donadon, Aurélio Vinícius Borsato, Vanessa Mandú da Silva, Daiana Andrade dos Santos, Jéssica Pereira Cuellar e Roberta Serafim de Souza.

Formulação de hidrogel para cicatrização de feridas

O que é? Produto farmacêutico cuja formulação é composta por hidrogel de carbômero com o extrato de uma planta medicinal. O hidrogel é constituído por carbômero, definido como polímero acrílico hidrossolúvel, utilizado como espessante, na concentração de 0,2% a 3% da formulação, formando uma rede tridimensional com grande capacidade de armazenar água, utilizada como veículo da formulação.

A planta medicinal presente nesta patente é Equisetum pyramidale, conhecida popularmente como cavalinha, habita quase todos os países tropicais do mundo, particularmente, o Brasil. Apresenta compostos fenólicos e flavonoides na sua constituição. Equisetum pyramidale é submetida ao processo de maceração estática com etanol para obter-se o extrato etanólico de Equisetum pyramidale que é adicionado de 0,2% a 20% no hidrogel. Esta formulação proporciona.

Inventores: Françoise Carmignan, Paulo Roberto Haidamus Oliveira Bastos, Rosemary Matias, Doroty Mesquita, Dourado Ademir e Kleber Morbeck de Oliveira.

Massa alimentícia elaborada com resíduo de mandioca

O que é? A presente invenção se refere a um processo de preparação e uma composição de massa alimentícia (macarrão) sem glúten que apresenta em sua composição de resíduo de farinha de mandioca, que é comumente separado da farinha no processo de obtenção, visto que a mesma tem por objetivo manter a fração energética (amido). A fração fibrosa (resíduo) é descartada e comumente usada na alimentação de animal. Desta forma, o aproveitamento desta fração na alimentação é uma alternativa de um produto com maior teor de fibras, o agregar valor neste tubérculo (mandioca).

Inventores: Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Raquel Onozato, Camila Jordão Cândido, Gabriela Torres Silva, Danielle Bogo, Marney Pascoli Cereda, Valter Aragão do Nascimento, Karine de Cássia Freitas Gielow e Priscila Aiko Hiane.

Jogo do vetor da leishmaniose

O que é? A presente invenção se refere a um jogo pedagógico e recreativo de tabuleiro que contém um tabuleiro com desenho impresso em sua face superior com uma trilha ou caminho dividido por 69 casas, a ser percorrida pelos jogadores, contém dois grupos de seis cartas, sendo que cada grupo apresenta cores distintas entre si, um grupo de carta apresenta uma determinação de caráter punitivo e o outro grupo de carta apresenta uma determinação de caráter bonificador.

Contém um dado com seis faces, numerados de 1 a 6, e contém doze peças em formato piramidal de cores diferentes entre si, sendo que o jogo pode ser disputado com no mínimo dois jogadores e máximo de doze. O vencedor será o jogador que conseguir chegar primeiro ao final da trilha, ou seja, ultrapassar a última casa de número 69.

Inventores: Taiana Gabriela Barbosa de Souza, Juliana Arena Galhardo e Akilah Daher Alves Fernandes Pires.

Serviço

O portfólio de pedidos e cartas patentes da UFMS pode ser acessado neste link, no site da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova). Informações sobre a propriedade intelectual e sobre como realizar o depósito de pedido de patente, registro de software, registro de marca ou outras proteções podem ser acessadas clicando aqui.

Conteúdos relacionados