De Aquidauana, indígena Eloy Terena se encontra com Leonardo DiCaprio na COP-26
Ativista e advogado, Eloy registrou o momento ao lado do ator durante conferência sobre mudanças climáticas na Escócia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Luiz Henrique Eloy, mais conhecido como Luiz Eloy Terena, é indígena, ativista e advogado de direitos humanos que nasceu em uma aldeia terena de Aquidauana, cidade localizada a 149 quilômetros de Campo Grande. Nesta quarta-feira (3), ele postou uma foto ao lado de ninguém menos que Leonardo DiCaprio, grande ator de Hollywood que atua fortemente nos direitos dos povos indígenas.
“Um encontro com @leonardodicaprio para falar da luta indígena. Quando eu me apresentei ele perguntou a minha idade. Ao fim, responde: “ estamos juntos”, escreveu Luiz.
Eles estão em Glasgow, cidade na Escócia onde acontece a COP-26, mais conhecida como “Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas”. O ator e ativista ambiental chegou ao local na última segunda-feira (1) para participar do evento. Por lá, ele tem frequentado atividades no centro de conferências quando se encontrou com o sul-mato-grossense Luiz Eloy Terena.
Ver essa foto no Instagram
Apoio ao movimento indígena
No entanto, não é de hoje que Leonardo DiCaprio apoia o movimento. O Embaixador pela Paz, da ONU (Dicaprio foi nomeado em 2014), é muito conhecido por seu ativismo em favor de causas ambientais. Tanto é que criou a “Fundação Leonardo Dicaprio” para financiar projetos de conservação ao redor do mundo. Logo se aliou, também, ao combate às mudanças climáticas.
Com a fundação que leva seu nome, criada em 2017, Dicaprio financia projetos para conservação da natureza, pelos animais, para o combate das mudanças climáticas e pelos direitos dos indígenas brasileiros, segundo o site Conexão Planeta.
Luiz Eloy Terena também não fica de fora. O advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) sempre está envolvido nas causas indígenas. Além disso, ele foi responsável por fazer o presidente Jair Bolsonaro adotar medidas de proteção dos povos indígenas contra a Covid-19, que ameaça aldeias desde o início da pandemia. Em 2020, a decisão do Supremo foi recebida como uma conquista histórica.
Pela primeira vez, desde a criação do tribunal, um advogado autodeclarado indígena venceu uma ação de jurisdição constitucional na Corte. Luiz Henrique Eloy Amado, ou Eloy Terena, foi o responsável pela Arguição de Descumprimento de Preceito Constitucional (ADPF) que garantiu a decisão favorável.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
IFMS divulga resultado do exame de seleção 2025 para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio
O período para matrícula online da 1ª chamada começa nesta sexta-feira (13)
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.