Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Na Itália, de quarentena e isolada: Campo-grandense usa a criatividade para fugir do Covid-19

Só se fala nisso, é Coronavírus pra cá, Covid-19 pra lá, quarentena aqui, avanço do vírus acolá. Socorro, o bicho tá pegando!  Se aqui no Brasil já estamos de cabelo em pé com esse vírus, imagina pra quem vive em um dos polos da Pandemia no mundo, a Itália. Como se já não bastasse os […]
Arquivo -

Só se fala nisso, é Coronavírus pra cá, Covid-19 pra lá, quarentena aqui, avanço do vírus acolá. Socorro, o bicho tá pegando!  Se aqui no Brasil já estamos de cabelo em pé com esse vírus, imagina pra quem vive em um dos polos da no mundo, a .

Como se já não bastasse os perrengues que é viver longe de seu país, a saudade da família, dos amigos, uma cultura diferente, essa fase pesada caiu como uma bomba na vida da Arquiteta Paula Magalhães. Há um ano e meio morando na Europa, há um ano ela vive em Perúgia, a 172 km de Roma. Como as coisas demoram um pouco para se alinharem, a campo-grandense batalhou muito para conquistar um emprego, mas daí, quando apareceu uma oportunidade…

“Eu tinha sido chamada pra trabalhar num studio de arquitetura aqui na cidade que eu moro, fiquei super felizinha e ansiosa pensando que enfim eu ia começar a chegar pertinho do meu sonho, que é ser arquiteta aqui na Itália, contrariando todos os comentários e pensamentos negativos que escuto. Infelizmente, por causa dessa m* de vírus, o meu então futuro trabalho foi por água abaixo…”, conta ela.

O vírus chegou tão voraz ao país, que ações seríssimas estão sendo tomadas para tentar controlar e reduzir a transmissão do vírus. Foi decretado que as pessoas ficassem em casa, não saíssem aleatoriamente e só é permitida a saída com um documento que controla a circulação das pessoas nas ruas.

Na Itália, de quarentena e isolada: Campo-grandense usa a criatividade para fugir do Covid-19
Isso é a fila do supermercado! As pessoas ficam a mais de um metro de distância, em zig-zag (foto: acervo pessoal)

“A polícia aqui e muito rígida. A gente tem uma carta, um decreto na verdade, que diz que você só deve sair de casa quando for fazer compra, ir à farmácia ou ao hospital. É um documento que a gente imprime e coloca os dados: a hora que você tá saindo, pra onde você vai, que horas vai voltar… Se você não tem esse documento pode dar multa”, conta.

Trancada em casa, o que fazer?

O enclausuramento foi a saída que o governo italiano adotou para conter a contaminação do Covid-19. O contato social foi cancelado, agora a regra é clara: é cada um no seu quadrado. Mas o que fazer pra passar o tempo? Com a companhia da irmã Bruna, que chegou por lá cerca de dois meses, Paula tem a companhia de alguém que ama e é parceira para se entreter, seja dançando, cozinhando ou inventando moda…

Mas quem é que vive sem dinheiro na Europa ou em qualquer lugar do mundo? Ninguém, né! Pagar boleto em Euro, não é tarefa das mais simples. Para aguentar essa fase ruim, usando a criatividade, a Arquiteta arregaçou as mangas e botou seu trabalho pra jogo no e se surpreendeu com os resultados.

Na Itália, de quarentena e isolada: Campo-grandense usa a criatividade para fugir do Covid-19
Com as máscaras customizadas, Bruna (irmã) e Paulinha não deixam de se divertir (foto: acervo pessoal)

“Umas duas semanas atrás eu comecei a alimentar o meu Instagram de arquitetura com projetos meus e tive bons frutos. Dois clientes (do Brasil) vieram falar comigo querendo fazer projeto. E assim, como eu já fiz um a distância, pensei que esse poderia ser uma maneira de trabalhar, visto que eu estou dentro de casa, nessa situação, acredito que por mais ou menos uns 15 dias ou até mais”, conta.

 

Uma nova ideia!

Na Itália, de quarentena e isolada: Campo-grandense usa a criatividade para fugir do Covid-19
O Instagram de Paulinha (reprodução)

No perfil @paulamagalhaesarchitettura, Paulinha publica alguns projetos seus que mais gosta, registros de edições do Morar Mais, Casa Cor e outras mostras de arquitetura e design que já participou, referências pessoais e mais um conteúdo produzido lá da Itália mesmo (em breve volta a programação normal). De quarentena e isolada, esses novos projetos que têm aparecido de forma espontânea, tem transformado o dia da Arquiteta, que além de poder fazer um pé de meia, ela consegue trabalhar de casa, em segurança e felizinha com os novos projetos, em plena pandemia de Coronavírus.

Uma cliente antiga e amiga de , a Advogada Katiuscia Lindartevize, foi uma das pessoas que encomendou um projeto, concebido lá “das Europa”. Em sua gravidez, ela precisou fazer o quarto da bebê e contou com o trabalho de Paula. Mas que pensa que a distância atrapalhou… “A experiência foi maravilhosa, a Paula deu todo suporte que precisávamos. Ela fez o projeto, mandou por e-mail, a gente resolveu tudo por WhatsApp. Não fez diferença nenhuma ela estar longe. Deu tudo certo e fizemos o projeto direitinho”, revela Katiuscia.

O lado bom da vida: a experiência

Mesmo bombardeados de preocupação com esse vírus maldito, tomando todos os cuidados pertinentes, nos cuidando, é ver alguém tirando boas lições deste período, como Paulinha. “Ao invés de ficar aqui reclamando que tô trancada e perdi o emprego, resolvi fazer projetos pro Brasil. Quem sabe a gente vendo e mostrando o lado bom da coisa, as pessoas se inspirem…”, diz ela.

Tá precisando de um projeto aí? Opa, temos uma Arquiteta lá da Europa pra te apresentar!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Servidores e empresários se associaram para precarizar transporte’, diz Maicon em última oitiva

CCJR apreciou 175 projetos e arquivou outros 51 no primeiro semestre de 2025

VÍDEO: Motociclista atingido por motorista que furou preferencial morre em hospital de MS

VÍDEO: Criminosos invadem loja e furtam celulares em Sidrolândia

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

Prefeita Adriane Lopes

Confira: cinco bairros vão receber asfalto após ajuste fiscal de Adriane

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

‘Fase silenciosa’: CPI prepara relatórios que podem definir futuro do Consórcio Guaicurus em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista atinge Duster após suspeita de mal súbito na Avenida Mascarenhas de Moraes

Motorista conduzia uma Van quando atingiu o carro no cruzamento com a Rua do Rosário

Política

Para Coringa, CPI do Consórcio mostra que é preciso mudar regulamentação de autarquias

Parlamentar considera que desmonte ao longo do tempo comprometeu condições para fiscalização de contratos

Cotidiano

Com negociação atrasada, funcionários da Solurb esperam acordo por reajuste de 15%

Trabalhadores afirmam enfrentar riscos frequentes de acidentes e condições insalubres no exercício de suas funções

Política

Tabata Amaral cancela vinda a Campo Grande

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação, evento a qual a deputada paulista participaria, foi remarcado para agosto