Carteira Nacional do Artesão pode ser emitida ou renovada online

Artesãos de Mato Grosso do Sul podem solicitar seu registro no Ssistema SICAB para obter ou renovar a carteira do artesão online

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Mesmo com o isolamento pela pandemia do coronavírus, Artesãos de Mato Grosso do Sul podem solicitar seu registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do Governo Federal para obter ou renovar a carteira do artesão online.

A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil. Gratuito, o documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, além de participações em oficinas e cursos na área.

A plataforma online permite que os artesãos possam realizar as etapas de pré- cadastro que antes eram feitas apenas de forma presencial na Gerência de Artesanato, na sede da Fundação de Cultura de MS. Pelo novo procedimento é necessário apenas que os profissionais informem seus documentos pessoais e a técnica artesanal correspondente. Uma vez feita a solicitação, o usuário receberá um e-mail com as instruções para as fases seguintes.

Carteira Nacional do Artesão pode ser emitida ou renovada online
(Divulgação, FCMS)

Como fazer seu pré-cadastro

  • Acesse o Portal do Artesanato Brasileiro: www.artesanatobrasileiro.gov.br.
  • Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro.
  • Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal.
  • Depois da autenticação do login no Gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB.
  • Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.

Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as devidas instruções da Coordenação Estadual do Artesanato do seu Estado de Cadastro. Assim como já acontecia com os procedimentos presenciais, depois de efetuado o pré-cadastro para emissão da carteira do artesão, os profissionais passarão por um teste de habilidade obrigatório, que poderá ser realizado também na modalidade on-line.

Carteira Nacional do Artesão pode ser emitida ou renovada online

Já para os requerimentos de renovação do documento, todas as etapas poderão ser feitas no portal do Artesanato Brasileiro. Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo no site: http://artesanatobrasileiro.gov.br, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”.

Depois de ter a solicitação aprovada, o artesão deverá passar pelo teste de habilidade que também poderá ser feito de forma on-line. Basta que o profissional entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9107.

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