Torneio de Bets ‘bomba’ nas redes e pode até ganhar mais edições

Neste sábado (25), muita gente acabou relembrando um pouco da infância, principalmente após a realização do I Torneio de Bets, no Campinho do Círculo Militar, em Campo Grande. A ideia foi um sucesso inesperado e bombou nas redes sociais. Nem o organizador, o professor de educação física Reinaldo Castelão, esperava uma repercussão tão grande.   […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Muita gente ficou sabendo do campeonato depois de conferir a publicação nas redes sociais (Foto: Cleber Rabelo | Midiamax)
Muita gente ficou sabendo do campeonato depois de conferir a publicação nas redes sociais (Foto: Cleber Rabelo | Midiamax)

Neste sábado (25), muita gente acabou relembrando um pouco da infância, principalmente após a realização do I Torneio de Bets, no Campinho do Círculo Militar, em Campo Grande. A ideia foi um sucesso inesperado e bombou nas redes sociais. Nem o organizador, o professor de educação física Reinaldo Castelão, esperava uma repercussão tão grande.

 

Torneio de Bets 'bomba' nas redes e pode até ganhar mais edições
Segundo organizador, pelo menos 50 pessoas compareceram ao Círculo Militar (Foto: Cleber Rabelo | Midiamax)

Postagem no perfil oficial do Jornal Midiamax teve mais de 600 compartilhamentos até a publicação desta matéria. E muita gente decidiu comparecer para conferir o jogo que, infelizmente, habita apenas lembranças de quem já é adulto.

“A ideia era mesmo resgatar a brincadeira de criança que era sucesso nos anos 80 e 90, principalmente porque a gente sabe que hoje as crianças preferem o celular às brincadeiras de rua”, conta Castelão, que ficou bastante feliz com os mais de 50 jogadores que compareceram.

Para dar um tom mais profissional ao campeonato, ele preparou até medalhas para os primeiros lugares. “E se for um sucesso, mesmo, a gente faz outra edição”, adianta o professor.

A julgar pelos primos Wesley Silva de Arruda, de 22 anos, e Bruno de Arruda Soares, de 20, a iniciativa já é um sucesso. Bruno, inclusive, saiu de Terenos, a 28 km de Campo Grande, até aqui, exclusivamente para formar dupla com o primo.

Torneio de Bets 'bomba' nas redes e pode até ganhar mais edições
Bruno saiu de terenos para vir jogar Bets com o primo Wesley (Foto: Cleber Rabelo | Midiamax)

“A iniciativa é muito bacana, porque esses jogos, de alguma maneira, ficaram perdidos no tempo, devido à tecnologia. E agora a gente consegue resgatar”, considera Wesley. “É um lazer ‘daora’. Joguei muito dos 8 aos 14 anos. Acho bom porque reapresenta as brincadeiras às crianças e porque junta a comunidade”, opina Bruno.

O que é bets?

Inspirado no jogo inglês críquete, o bets tem como objetivo principal que a equipe rebatedora faça pontos cruzando os tacos no meio do campo, enquanto a equipe lançadora precisa tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária, assim trocando de posição com a equipe lançadora.

Torneio de Bets 'bomba' nas redes e pode até ganhar mais edições
Mais de 50 compareceram ao Círculo Militar (Foto: Cleber Rabelo | Midiamax)

Para jogar betes, são necessários dois tacos, dois alvos e uma bola pequena. Os tacos, também chamados de bets, são geralmente feitos de madeira e são planos, seu tamanho varia, tendo aproximadamente entre 70 e 80 cm de comprimento.

Os alvos são constituídos de um tripé de madeira que é facilmente derrubado com o impacto da bola. Popularmente os alvos de madeira são substituídos por garrafas ou latas em caso de perda ou desgaste do material.

A bola é feita de borracha e tem o tamanho próximo ao da bola de tênis. Assim como os alvos pode ser substituídos por objetos do cotidiano, a bola pode ser trocada por uma bola de tênis ou uma “bola de meia”. Não existe equipamento de proteção próprio para este esporte.

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas