Brasil registra 3,5 milhões de alunos que reprovaram ou abandonaram estudos em 2018

O Brasil tem como meta, dentre outros tantos desafios, melhorar a educação, desde o ensino básico ao superior. Embora recursos e políticas públicas sejam aplicados, o número de estudantes que são reprovados ou até mesmo abandonam os estudos é preocupante. Segundo indicativo da Unicef e do Instituto Claro referente ao ano de 2018, cerca de […]

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O Brasil tem como meta, dentre outros tantos desafios, melhorar a educação, desde o ensino básico ao superior. Embora recursos e políticas públicas sejam aplicados, o número de estudantes que são reprovados ou até mesmo abandonam os estudos é preocupante. Segundo indicativo da Unicef e do Instituto Claro referente ao ano de 2018, cerca de 3,5 milhões foram reprovados ou deixaram de estudar.

No mesmo ano, foram registradas 48,5 milhões de matrículas na Educação Básica – distribuídas entre a educação infantil, ensino fundamental e médio –, sendo que 2,6 milhões de alunos foram reprovados. Outro fator que chama a atenção é a diferença entre idade-série. Isso porque 1 em cada 5 estudantes de escolas públicas tem dois ou mais anos de atraso escolar.

Entre a população indígena o atraso escolar é ainda mais presente, tendo 41% dos seus alunos matriculados enfrentando a situação. Além disso, ao menos 15 mil crianças e estudantes indígenas abandonaram os estudos. Situação semelhante é verificada entre alunos com deficiência. São mais de 383 mil estudantes com atraso nos estudos, cerca de 48,9% dos matriculados.

Ainda segundo o levantamento, o ensino médio é a etapa com o maior número de discentes que desistiram da escola. São mais de 460 mil alunos em situação de abandono escolar, o que representa 7% do total de matrículas nesse nível.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

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