O papo de anjo é uma sobremesa portuguesa que você vai adorar, com certeza

Do tempo que claras eram artigo de luxo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Do tempo que claras eram artigo de luxo

É uma receita portuguesa, com certeza, assim como outras feitas com gemas, tal qual o quindim, fio de ovos e tantas outras. Não precisamos saber como seria uma conversa entre os seres celestiais, mas o papo de anjos é uma receita saborosa, doce na medida que se deseja e tem uma história que remonta a uma época em que as claras eram artigo de luxo.

As gemas são batidas até ficarem bem aeradas e assadas apenas para ficarem firmes. O resultado são pequenas esponjinhas que irão absorver uma calda feita com açúcar e aromatizada com cravo, canela, vinho do porto, rum, ou o que desejar.

Para não irem ao lixo

Pelos idos dos anos de 1300 a 1400, Portugal não só era o maior produtor de ovos da Europa – ou talvez do mundo – como também havia uma grande demanda pelas claras. Esta parte do ovo era empregada na rouparia, para engomar roupas, principalmente os hábitos das freiras e vestes reais.

O excedente de gemas era inicialmente descartado e depois foi dado aos porcos. E mesmo assim ainda havia sobra. Com tanta matéria prima e fartura de açúcar que vinha das colônias portuguesas, não foi difícil chegar a esta receita que tem estes dois itens como ingredientes principais – quase únicos.

Os ovos não são exatamente um artigo barato, mas se um dia você tiver gemas sobrando em casa, que tal dar uma chance a esta receita maravilhosa?

O papo de anjo é uma sobremesa portuguesa que você vai adorar, com certeza​Papo de Anjos

Ingredientes

10 gemas
1 clara
1 colher (café) de fermento em pó (opcional)

Calda

500 ml de água
500 g de açúcar
Cravo, canela em pau, baunilha, rum ou vinho do porto para aromatizar

Modo de Preparo

Bata as gemas com batedeira até dobrarem de volume e ficarem esbranquiçadas. Adicione o fermento peneirado misturando devagar. Em outro recipiente, bata as claras em neve. Misture as gemas e as claras delicadamente.

Distribua a massa em forminhas de empadinha e asse por 10 a 15 minutos em forno médio. O ponto é quando a massa está apenas cozida; não deve dourar.

Calda

O papo de anjo é uma sobremesa portuguesa que você vai adorar, com certeza

Mergulhe os papos de anjo na calda e deixe descansar por 24 horas. Sirva gelado. Se desejar, aumente ou diminua a proporção de açúcar para regular a doçura da sobremesa.

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas