Há 41 anos, o se tornava um estado próprio. Nesta quinta-feira (11), o estado comemora o dia da sua divisão. Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil e localiza-se no sul da Região Centro-Oeste. Além disso, o estado famoso pelos ipês e pelo pantanal faz divisa com 5 outros estados brasileiros: Mato Grosso (norte), Goiás e Minas Gerais (nordeste), São Paulo (leste) e Paraná (sudoeste); e dois outros países sul-americanos: Paraguai (sul e sudoeste) e Bolívia (oeste).

Para homenagear a data, a redação separou festas tradicionais de vários municípios de MS para celebrar a cultura estadual.

Confira a lista dos eventos abaixo:

1. Anastácio – Festa da Farinha – 1ª Quinzena de Maio

2. Antônio João – Festa do Tomate – Outubro

Uma das festas mais tradicionais do calendário agropecuário de Mato Grosso do Sul, a Festa do Tomate de Antônio João tem esse nome por causa dos grandes produtores de tomate da região. Além de shows, a Festa também tem workshops e palestras para os produtores, e também show de calouros e desfiles para definir a Rainha da Festa.

3. Aquidauana – Festival Pantaneiro – Outubro/Novembro

O Festival, que fazemos questão de frisar que vai além do título de festa, prioriza as manifestações da cultura pantaneira e oferece para o público um miniuniverso da vida do Pantanal, contando raízes pantaneiras e suas consequentes influências nas artes e na cultura do meio urbano.

4. Bodoquena – Festa da Abóbora – Agosto
5. Bonito – Festival de Inverno de Bonito
6. Camapuã – Festa da Galinha Caipira
7. – Festa de Nossa Srª do Perpétuo Socorro
8. Cassilândia – Festa do Peão – Agosto
9. Corumbá – Festival América do Sul Pantal 

10. Coxim – Festa do Peixe – Outubro

Na sua 35ª edição, a tradicional Festa do Peixe de Coxim, se recheia com eventos musicais e exposições artísticas. Além, a Festa que acontece na cidade distante 260 km de Campo Grande também promove um tradicional campeonato de pesca.

11. El Dorado – Festa da Melância – Novembro

A Festa ganha esse nome por Eldorado produzir cerca de 18 milhões de toneladas da fruta anualmente, que são exportados para seis Estados, sendo Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de países como Paraguai e Argentina. Neste ano, a festa acontece de 23 a 25 de novembro com shows das duplas Munhoz e Mariano e Jads a Jadson.

12. Jardim – Festival das Águas – Novembro
O Festival Nacional das Águas é um evento que propõe um debate nacional com autoridades locais e do país sobre o tema “Água”. Além de exaltar a música nacional, a cultura sul-mato-grossense, a divulgação, exposição e encontros para alfabetização científica e inclusão social, o Festival busca fomentar os princípios de sustentabilidade, economia, ecologia e divulgação científica.

13. Jateí – Festa da Fogueira – 29 de Junho
14. Maracaju – Festa da Linguiça – Maio
15. Miranda – Festa do Pescador – 7 a 13 de Abril
16. Mundo Novo – Festa das Nações – 1ª Quinzena de Maio

17. Nova Alvorada do Sul – Festa do Macarrão – Outubro

A programação conta com atrações musicais, exposição e com o Festival de Massas servido ao meio-dia. A ligação com usinas de cana – de – açúcar, fábrica de alimentos e a agropecuária são algumas das atividades que impulsionam a economia na região. A cidade ficou conhecida por muito tempo como “O Entrocamento” por ser a rota de caminhões, por meio da BR 267 e BR 163. Em 2018, a Festa comemora sua 3ª edição.

18. Nova Andradina – Festival da Canção – Agosto
19. Ponta Porã – Festival da Primavera – Novembro
20. São Gabriel do Oeste – Festa do Leitão no Rolete – Julho e Agosto
21. Sonora – Festa da Cana – Setembro
22. Terenos – Festa do Ovo – Agosto
23. Três Lagoas – Festa do Peixe – 1ª Quinzena de Agosto