Doze dicas sobre o que fazer – e o que não fazer – nesta sexta-feira 13
Dia da #maldade, mas não tanto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dia da #maldade, mas não tanto
Diferentemente de nós brasileiros, que amamos a sexta-feira, diversas culturas no passado odiavam este dia… diziam que trazia mau agouro. O número 13 também sempre foi cercado de crenças que significam azar. Pensando neste dia emblemático, o MidiaMAIS reuniu – não 13, em respeito àqueles que não gostam no número -, mas 12 sugestões sobre o que fazer e o que não fazer nesta data.
Por falar em “12”, este pode ser um dos motivos pelo qual o “13” éconsiderado causa de azar. O algarismo par é tido como um número completo: 12 meses, 12 tribos de Israel, 12 Apóstolos, 12 signos do Zodíacos e por aí vai. O ímpar subsequente, e que também é um número primo, é visto como sinal de infortúnio por muitos.
Diversas fontes concordam ao atribuir ao cristianismo a má fama da sexta-feira e do número 13. Foi em uma sexta-feira que Jesus Cristo foi crucificado e haviam 13 na última ceia, sendo que o 13º apóstolo foi quem traiu seu líder.
Entretanto há registros de que culturas nórdicas também têm significados para tais fatores. Em Valhalla – a morada celestial das divindades como Odin e Thor -, um banquete foi preparado para 12 convidados. Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que levou a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Além disso, existe uma lenda sobre Friga, a deusa do amor e da beleza, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade.
Seguem nossas sugestões para uma sexta-feira 13 feliz ou, ao menos, divertida!
1. Assistir filmes de terror
Quem gosta de sentir medo e desafiar os próprios limites, pode aproveitar este dia para assistir filmes de terror. Você pode escolher clássicos como “O Iluminado”, “O Bebê de Rosemary” e “O Exorcista”. Ou maratonar as sagas: “Sexta-feira 13”, “Pânico”, “A hora do pesadelo” e outras. Você pode ainda dar o play nos novíssimos “It – A coisa”, “Jogos Mortais” e “O Chamado 3”.
2. Se fantasiar
Está no trabalho, na escola, faculdade ou academia? Não tem problema, abuse de peças pretas ou de tons escuros. Carregar a maquiagem um pouquinho não é tão grave assim. Para o final do dia, produza o visual com alguns acessórios e dê um up na comemoração deste dia, o que, aliás, leva ao nosso próximo tópico.
3. Comemorar
Eventos macabros, festas à fantasia, dia da maldade também podem ser comemorados, com humor e bom senso, é claro. Reúna os amigos em casa, no bar ou na balada e, com responsabilidade, festeje a vida, pois não precisamos motivos óbvios ou aparentes para festejar.
4. Assustar com moderação
Pregar peças nas pessoas é divertido, mas só quando todos se divertem e ninguém se machuca. Use a sua criatividade para dar aquele sustinho nos amigos, com moderação, é claro! Com certeza, você sabe quais são receptivos e quais não apreciam. Ou não! Distribua apenas abraços, sorrisos e gentilezas. Afinal, todos os dias há pessoas precisando de calor humano e atenção.
5. Superstição x Segurança
Seja por crendice ou por segurança, se não gosta de passar debaixo de uma escada, não passe! Não se importe com o que os outros pensam ou digam. Acredite e faça o que te faz bem, sem prejudicar ninguém.
6. Relembrar
Vale relembrar alguns fatos históricos que aconteceram em sextas-feiras 13. Quando, no dia 13 de dezembro de 1968, o governo militar decretou o AI-5 no Brasil, era sexta-feira. Só é triste lembrar que toda a maldade deste ato trouxe azar para muita gente.
Noutra época, na sexta-feira 13 de Outubro de 1307, a Ordem do Templo foi acusada de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V. Tudo por culpa do Rei da França Philip IV, o que acabou levando os templários à prisão e muitos foram mortos.
Já na história recente, a Austrália sofreu o pior incêndio florestal, que aconteceu na sexta-feira 13 de outubro 1939. Aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
Em 13 de outubro de 1972, que caiu numa sexta-feira, caiu também o avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes. O fato deu origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
E, mais recentemente, na sexta-feira 13 de Novembro de 2015, 7 ataques terroristas marcaram a história da França. Em Paris, cerca de 130 pessoas morreram e 400 ficaram feridas.
7. Aprender
Paraskevidekatriafobia é o nome do medo às sextas-feiras 13. Já o pavor ao número é chamado de triscaidecafobia.
Por coincidência ou não, a Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Mesmo com tantos números 13 e azares, a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.
8. Respeitar
Não importa no que você acredita ou deixe de acreditar, apenas respeite o que os outros escolhem seguir ou fazer.
9. Beijar
Sim, apesar de ser uma sexta-feira 13, temos a sorte de hoje ser o dia do Beijo. Solteiros podem beijar amigos e pessoas queridas. Uma lenda italiana pode ser a origem desta data. Um jovem chamado Enrique Porchelo seria conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila. O padre do local, cansado de rumores, ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem. Ninguém apareceu para reclamar e dizem que o prêmio permanece escondido em algum lugar da Itália. Supostamente, a origem desta história remonta o dia 13 de abril de 1882.
10. Amar os animais
Não agrida em hipótese nenhuma gatos pretos ou de qualquer cor. Aliás, respeite todos os animais.
11. Se preparar
A lógica e a matemática apontam que as sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês é um domingo. Então, se não tiver um calendário ou esquecer de consultar, você já pode prever a data no primeiro dia do mês.
Mas saiba que até 2030 o planeta Terra passará por 21 sextas-feiras 13. O próximo acontece ainda neste ano, em julho. Em 2021 e 2027 o dia do azar vai cair no mês de agosto, que é o preterido de muita gente.
No geral, a cada ano, essa combinação ocorre duas vezes, porém em 2021, 2022, 2025, 2027, 2030 e 2031, em apenas um mês o dia 13 cai em uma sexta feira. Em compensação, em 2026, a data acontece 3 vezes, sendo que duas delas em meses seguidos: fevereiro e março.
12. Rir
Qualquer acontecimento é motivo para memes e brincadeiras internet a fora, então, vamos nos divertir com postagens nas redes sociais. É claro que o termo ‘sexta feira 13’ é trend topic no Twitter. Confira alguns tuítes.
Melhor não!
Em ritmo de festa.
Realidade nua e crua?
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Idoso é morto a facadas após bebedeira em aldeia de Bela Vista
Argemiro foi socorrido ao hospital de Bela Vista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu
Publicado edital de processo seletivo em Figueirão com salários de até R$ 3,2 mil
Vagas são para professores de ensino básico e auxiliares de desenvolvimento infantil
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.