De comida a tranças africanas, feira agrega o papel da mulher à cultura negra
Feira Afro está na terceira edição em Campo Grande
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Feira Afro está na terceira edição em Campo Grande
Feijoada das boas, acarajé, música, artesanato, roupas e tranças africanas. Realizada na Praça dos Imigrantes, neste sábado (10), a terceira edição da Feira Afro agrega o papel da mulher à cultura negra. Em clima descontraído e de bastante união, os trabalhos se misturam à vontade de espalhar a temática e fortalecer o papel do Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul.
Enquanto a banda faz um som ao vivo, o movimento do público segue em ritmo de festa. Há espaço e tempo para todos aproveitam de tudo. Além do encontro entre amigos, a feira também tem espaço para comer, dançar e, claro, conhecer melhor a cultura africana.
Todos os produtos vendidos no local estão relacionados à cultura afro, mas não necessariamente são produzidos por negros. A estilista carioca Cris Portela vende roupas feitas com cangas estampadas com figuras e desenhos africanos e ela participa da feira desde a primeira edição e inclusive faz parte do coletivo.
“O importante é a união, somos todas mulheres, uma ajuda a outra, saio para panfletar com elas e o que vale é incentivar o empreendimento de cada uma de nós”, ressalta Cris.
Por falar no vestuário, as estampas das roupas e cangas trazem um colorido especial à feira. E os modelos exóticos chamam a atenção de quem passa por lá. Brincos coloridos e confeccionados à mão, além de bonecas negras de pano, também são comercializados na feira.
Na parte dos artesanatos, Vonei Robson vende desenhos africanos feitos em madeira e pintados com lápis de colorir. É a primeira vez que ele participa do evento com as peças do “Meu Guiné” e considera importante o envolvimento com outros artesãos que promovem a cultura negra.
Outra barraca bastante movimentada na feira foi de Betinha Yadila, que faz as tranças africanas. Há 10 anos ela atende em casa e participa do evento desde a primeira edição. E assim, ela cumpre o papel na divulgação da própria cultura, trançando a arte afro em cabelos.
“A cada feira, sentimos esse impacto social e cultura com o público, que se envolve cada vez mais com a temática”, diz Ana José Alves, uma das organizadoras do evento.
Admirador e colaborador do Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul, Galvão Pretto ressalta o crescimento fa Feira Afro. “Vai devagar, mas vai longe”, descreve.
Visitantes
E longe que foi, chegou à comunidade quilombola Mata Cavalo, do município Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso. Neste sábado, um grupo de mulheres de lá visitavam a feira.
“Viemos fazer um intercâmbio entre a vivência da cultura aqui com o que vivenciamos lá na nossa comunidade. É uma troca”, afirmou Lucilene Ferreira, integrante da Mata Cavalo.
Datas especiais
Sempre em datas representativas, o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul ocupa o Praça do Imigrante deste julho de 2017. A primeira vez que levaram o trabalho delas para o local foi em parceria com a o Sarau, que é realizado toda segunda-feira na praça, no dia 25 de julho, data que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Depois desta parceria, veio a ideia de montar um evento exclusivo do Coletivo, ou seja, a Feira Afro. A primeira edição foi realizado em 23 de setembro, que é a data de aniversário do grupo. A segunda, ocorreu em 2 de dezembro, que é o Dia Nacional do Samba.
Esta terceira edição, realizada neste sábado (10), faz referência ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado na última quinta-feira (8).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Hello Kitty anuncia nova coleção com Bruno Mars
A Sanrio, empresa japonesa que criou a personagem Hello Kitty, anunciou recentemente que lançará mais uma coleção em parceria com o cantor Bruno Mars. A novidade foi divulgada com um vídeo em que o artista aparece em uma representação de animação junto à icônica garota felina com a legenda dizendo “Em breve”. Ainda não foram…
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.