Técnica do ‘upcycling’ reforma e dá vida a produtos que seriam descartados
‘Lixo’ ganha novo uso com a técnica
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Lixo’ ganha novo uso com a técnica
O conceito de reciclar coisas não é novo para nós, e surgiu quando percebemos que é muito importante não acumular lixo nem poluir a natureza. Porém, um conceito que dentro dessa ideia de sustentabilidade vai além, é a técnica do upcycling (ou upcycle). Dentro da arquitetura e da decoração, o upcucling transforma resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais de maior valor. Tira do lixo a inspiração e dá para aquilo um novo uso.
Em Campo Grande, o designer Kenzo Minata tem criado poltronas, estantes e objetos para casa com essa técnica. “A crescente quantidade de lixo é uma variável muito discutida hoje, as formas que podemos diminuir, reaproveitar, reutilizar. O upcycle vem exatamente desta idéia”, explica. “Diferente da reciclagem, o upcycle tem um processo muito mais limpo, em vista que não transformamos a matéria primária do material reutilizado, só damos um ‘UP’”, exemplifica.
A técnica não destrói o que já existe, e sim remodela e dá novo uso. Uma das criações famosas de Kenzo é a poltrona upcycle, que é feita de tonéis descartados. “Todo material que é reaproveitado nas minhas criações acaba sendo lixo a menos descartado, de forma que conseguimos reduzir um pouco dessa enorme quantidade de lixo que geramos todos os dias”, analisa Kenzo.
Ele começou a buscar inspirações para a técnica online. “Eu via muita coisa legal na internet com o conceito do upcycle e do reaproveitamento, mas não tinha referência nenhuma de onde encontrar para comprar. Resolvi fazer alguns protótipos de desenhos meus, e fui descobrindo aí uma paixão”, relata Kenzo. Ele conta também que no mês que vem lança uma nova coleção de móveis.
Ainda segundo o designer, por ser tudo muito artesanal, demora em média dois dias para produzir uma poltrona. “A poltrona tambor levam dois dias de produção. Um dia para recorte, solda e aplicação de massa e mais um dia para pintura e acabamento final”, relata.
Técnica
O primeiro registro da técnica de upcycling com este termo foi feito pelo designer alemão Reine Pilz da Pilz GmbH, em um artigo publicado no ano de 1994. O conceito primordial descrito por ele foi o de que é preciso dar mais valor aos produtos antigos e não menos. O termo upcycling também foi usado pelos designers William McDonough e Michael Braungart no livro “Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things”, (“Berço a berço: Refazendo a maneira nós fazemos coisas”, em tradução livre), de 2002.
Os designers afirmam que “o objetivo do upcycling é evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta quinta-feira
Cerca de 291 empresas de Campo Grande estão com seleção abertas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.