Técnica do ‘upcycling’ reforma e dá vida a produtos que seriam descartados
‘Lixo’ ganha novo uso com a técnica
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Lixo’ ganha novo uso com a técnica
O conceito de reciclar coisas não é novo para nós, e surgiu quando percebemos que é muito importante não acumular lixo nem poluir a natureza. Porém, um conceito que dentro dessa ideia de sustentabilidade vai além, é a técnica do upcycling (ou upcycle). Dentro da arquitetura e da decoração, o upcucling transforma resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais de maior valor. Tira do lixo a inspiração e dá para aquilo um novo uso.
Em Campo Grande, o designer Kenzo Minata tem criado poltronas, estantes e objetos para casa com essa técnica. “A crescente quantidade de lixo é uma variável muito discutida hoje, as formas que podemos diminuir, reaproveitar, reutilizar. O upcycle vem exatamente desta idéia”, explica. “Diferente da reciclagem, o upcycle tem um processo muito mais limpo, em vista que não transformamos a matéria primária do material reutilizado, só damos um ‘UP’”, exemplifica.
A técnica não destrói o que já existe, e sim remodela e dá novo uso. Uma das criações famosas de Kenzo é a poltrona upcycle, que é feita de tonéis descartados. “Todo material que é reaproveitado nas minhas criações acaba sendo lixo a menos descartado, de forma que conseguimos reduzir um pouco dessa enorme quantidade de lixo que geramos todos os dias”, analisa Kenzo.
Ele começou a buscar inspirações para a técnica online. “Eu via muita coisa legal na internet com o conceito do upcycle e do reaproveitamento, mas não tinha referência nenhuma de onde encontrar para comprar. Resolvi fazer alguns protótipos de desenhos meus, e fui descobrindo aí uma paixão”, relata Kenzo. Ele conta também que no mês que vem lança uma nova coleção de móveis.
Ainda segundo o designer, por ser tudo muito artesanal, demora em média dois dias para produzir uma poltrona. “A poltrona tambor levam dois dias de produção. Um dia para recorte, solda e aplicação de massa e mais um dia para pintura e acabamento final”, relata.
Técnica
O primeiro registro da técnica de upcycling com este termo foi feito pelo designer alemão Reine Pilz da Pilz GmbH, em um artigo publicado no ano de 1994. O conceito primordial descrito por ele foi o de que é preciso dar mais valor aos produtos antigos e não menos. O termo upcycling também foi usado pelos designers William McDonough e Michael Braungart no livro “Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things”, (“Berço a berço: Refazendo a maneira nós fazemos coisas”, em tradução livre), de 2002.
Os designers afirmam que “o objetivo do upcycling é evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos”.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
MPF investiga possível omissão do governo Lula no combate à Covid e inicia apuração preliminar
O MPF também destacou que as omissões da gestão de Jair Bolsonaro (PL) parecem estar sendo repetidas pelo governo atual
Após uma semana, assessor que recebia propina por Claudinho Serra coloca tornozeleira
Juiz mandou sete réus por corrupção em Sidrolândia ficarem sob monitoramento por mais seis meses
Publicada relação de inscrições deferidas e nota de candidatos em seleção da Agraer-MS
São 23 vagas e formação de cadastro reserva para contratação temporária de profissionais de níveis médio, técnico ou superior
Forças Unidas: Operação contra roubos em comércios cumpre mandados de prisão em Três Lagoas
Foram cumpridos dois mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.