Emoção da lembrança em foto antiga inspira reunião de ex-estudantes 15 anos depois

Encontro acontece em março na Capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Encontro acontece em março na Capital

 

Emoção da lembrança em foto antiga inspira reunião de ex-estudantes 15 anos depoisEm uma foto já envelhecida pelo tempo, daquelas feitas de máquina analógica em punho e um rolo de filme, várias crianças sorriem, e o antigo uniforme da rede municipal de ensino, a camiseta branca com uma gola “v” em vermelho e azul, mostra que são todos estudantes. Meninos e meninas que deixaram no registro a alegria daquele tempo. É esse resgate que os ex-alunos da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado pretendem fazer no dia 5 de março, em encontro que acontecerá em Campo Grande. 

A ex-aluna e hoje pedagoga Gislaine Lemes Rotilli, 29, foi quem teve a ideia de reunir a “turminha”, que se conhece desde a primeira série. Em primeiro lugar, a saudade dos amigos foi o que a levou a procurar colegas pelas redes sociais. “Me casei e me mudei por motivos profissionais para  Balneário Camboriú (SC), onde já estou há quase 4 anos, e para não perder o contato com meus amigos de Mato Grosso do Sul, utilizo diariamente as redes sociais”, conta. 

“Estava com viagem programada para Campo Grande para o aniversário da minha filha mais velha quando decidi criar um grupo chamado ‘Encontro das Amigas’, pois como a minha passagem será breve queria ver o maior números de pessoas ao mesmo tempo”, relata a pedagoga. No grupo, ela chegou a comentar que tinha vontade de ver fotos da época de escola. “Éramos filhos de famílias humildes, morávamos num bairro de casa populares e todos viveram sua infância na saudosa Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado”, relembra. 

Quando a amiga encaminhou a foto dos estudantes, todos juntos na escola, a emoção tomou conta.  “Eu não estava naquela foto, mas lembrava de cada detalhe daquele dia, chorei como criança! Tinha o contato de alguns desses colegas no Facebook, mas por conta das responsabilidades e o rumo que cada um tomou nunca mais nos vimos pessoalmente. Fiz um post na minha página pessoal dizendo como eles faziam falta e como sentia saudades daquela época. De repente todos começaram a comentar”, relata.

Grupo no Whatsapp

O passo seguinte foi um grupo no Whatsapp chamado “Amigos do Eduardo”, que angariou 50 pessoas em um dia, todos alunos entre os anos de 1994 e 2000. “A admiração e a gratidão por todos professores era gigantesca. Em especial ao nosso querido professor de Língua Portuguesa, Itamar Soares de Arruda”, relembra. A foto que emocionou a pedagoga mostra justamente a comemoração do aniversário do professor. “Conseguimos seu contato e o adicionamos ao grupo, todos foram a loucura! Muitos de nós conseguimos bolsas em faculdades por nossas nota em redação, pois ele era fático na importância do saber ler e interpretar”, relata. 

A festa, que também terá outros professores marcantes, acontece no dia 5 de março, e os “Amigos do Eduardo” que moram em outros estados como Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná, segundo Gislaine, virão. “Será uma festa simples regrada de muita gratidão. Esse é o objetivo, reunir nossos filhos e fazer uma foto com nossa futura geração”, comemora. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

bombeira trote óleo queimado