6 livros infanto-juvenis que são uma leitura maravilhosa também para os adultos
MidiaMAIS lista opções para você se divertir lendo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
MidiaMAIS lista opções para você se divertir lendo
No mercado literário existem classificações que designam os livros por segmentos, direcionando os leitores por assunto e faixa etária. Mas o mundo da leitura é tão vasto e cheio de possibilidades que muitas vezes obras conquistam pessoas de diferentes faixas etárias. Nem sempre uma obra dita como “infanto-juvenil” é “infantil”. Ou seja, para quem gosta de ler, o céu é o limite e existe um número vasto de obras classificadas para um mercado de pouca faixa etária que pode ser lida (e relida) por adultos com sucesso e satisfação.
Isso em razão do valor literário de cada obra, que vai além de uma faixa etária. Optar por livros infanto-juvenis também pode ser uma ótima forma de exercitar o hábito da leitura, para quem não é “treinado” para ler e gostaria de começar, evoluindo depois para obras consideradas adultas. Além de dar essa “ajudinha” na hora de se tornar um leitor voraz, os livros infanto-juvenis também podem ser uma ótima forma de lazer, já que trazem histórias incríveis e de assimilação acessível. Ao invés de ler um livro complicadíssimo primeiro, ler uma obra mais tranquila primeiro pode fazer com que a leitura seguinte seja mais fácil e mais ágil. Por isso, o MidiaMAIS seleciona 6 livros infanto-juvenis que os adultos vão amar. Confira.
1. ‘Alice no País das Maravilhas’
Se for uma edição ilustrada melhor ainda. O clássico para crianças de Lewis Carroll foi editado em 1865 e se tornou um clássico histórico, onde uma menina se perde em um mundo que, mais do que mágico, é cheio de coisas inusitadas. Suas aventuras ao lado do coelho branco, do Chapeleiro e da Rainha de Copas ultrapassa o tempo em sua importância. As crianças amam, mas os adultos podem ter uma experiência maravilhosa com essa obra. Também existe a versão do livro em literatura de cordel.
2. ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’
Esta obra de Douglas Adams é um clássico da cultura Nerd e jovem, e se você não conhece, está na hora de conhecer. Um livro leve para as horas de ócio e os momentos de descontração, mas não tão leve assim, já que dentro dele existem críticas ao sistema e à política. Na obra, o alienígena Ford carrega o ser humano Arthur para fora da terra quando outros alienígenas explodem o planeta. Não se esqueça da sua toalha e boa leitura.
3. Toda a saga ‘Harry Potter’
Seria a saga “Harry Potter”, da inglesa J.K. Rowling, uma obra só para crianças? Definitivamente não. A evolução dos sete volumes da obra – adaptadas para o cinema ao longo dos anos – acompanha o crescimento dos leitores novatos ou mais experientes. O primeiro volume do livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, acompanha um menino de 11 anos que descobre ser bruxo e que vai estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Mas no sétimo livro, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, Harry já é um adulto que está lutando para salvar seu mundo de um bruxo vil e tirano. A evolução do personagem em seu mundo é a mesma do leitor. Vale a pena dar uma chance.
4. ’20 mil léguas submarinas’
Um dos criadores da ficção científica, o autor Júlio (Jules) Verne é uma espécie de Nostradamus da literatura e, mesmo, da ciência. Invenções às quais não teve acesso, pois morreu em 1905, foram anunciadas em seus livros. Na história, o prisioneiro do capitão Nemo, o professor Aronnax e Ned Land vivem a bordo do submarino Náutilus. Sem o didatismo de alguns autores, privilegiando a imaginação, a sua e a dos leitores, Verne mostra a riqueza do mundo marinho. Um homem à frente de seu tempo que dá vontade de reler sempre.
5. ‘O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares’
O nome é meio longo mas o livro, lançado há pouco tempo, traz uma mistura de heróis mirins com histórias meio horripilantes, daquelas que não dá para largar antes de terminar. A história mostra Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
6. Saga ‘Jogos Vorazes’
Foi-se o tempo em que as distopias – como a apresentada pelo autor George Orwell em “1984”, onde um mundo sinistro controlado por um homem em uma câmera, o “Big Brother” – eram um assunto explorado apenas nos livros adultos. Hoje a distopia é cenário de livros infanto-juvenis, o que nos dá mais uma razão para ler a saga “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins. Na obra, um mundo arrasado existe para suprir a Capital, e 12 distritos são massacrados por um presidente tirano e sem escrúpulos. Para manter as pessoas sob seu jugo, ele realiza os “Jogos Vorazes”, onde 24 jovens precisam lutar em uma arena até a morte. Para salvar sua irmã, a jovem Katniss Everdeen se voluntaria para jogar. Exímia guerreira, mal sabe ela que se tornará o símbolo de uma rebelião.
Fale com o MAIS!
O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.