Grupo de tambores do Tocantis faz um som no palco do Aracy no sábado

Eles também irão se apresentar no Festival América do Sul Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Eles também irão se apresentar no Festival América do Sul Pantanal

Neste sábado (22), às 19 horas, o palco do Teatro Aracy Balabanian, recebe o espetáculo “Tambores do Tocantins – 15 anos”. A apresentação tem classificação livre e duração aproximada de 75 minutos.

Em 2014, ao completar 15 anos de atividade, o Tambores do Tocantins recebeu um presente: a produção do 1º DVD do grupo, tendo como paisagem a centenária Catedral Nossa Senhora das Mercês e o centro histórico de Porto Nacional (TO). O grupo é formado por jovens músicos oriundos das bases do projeto de arte educação desenvolvidos desde 1999, músicos convidados e colaboradores.

A produção do DVD teve o patrocínio do Prêmio Funarte – Arte Negra 2013 e traz em seu conteúdo um passeio pelos ritmos tradicionais tocantinenses e brasileiros, envolvendo as influências culturais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O espetáculo divulga o DVD, percorrendo nos meses de julho e agosto cidades do Tocantins (Araguaina, Paraíso, Gurupi e Palmas), sul-mato-grossenses (Corumbá e Campo Grande), além de Goiás e Brasília.

Antes de se apresentar no Centro Cultural, na Capital, o Tambores do Tocantins participará da abertura do 12º Festival América do Sul Pantanal (FASP), em Corumbá e oferecerá também oficina de produção musical aos participantes.

No repertório, além de músicas autorais do grupo, como “Raoni”, “Tambores do Tocantins” e “Pilão de Dois”, o grupo apresentará trabalhos de outros compositores brasileiros, entre eles os tocantinenses Juraildes da Cruz, Braguinha Barroso, Genésio Tocantins e Dorivã, dos goianos Adalto Bento Leal e Amiltom Carneiro, do paraense Ronaldo Silva e do baiano Raimundo Sodré.

Tambores do Tocantins

Nascidos às margens do rio que dá nome à formação, o Tambores do Tocantins representa o batuque histórico de cidades como Porto Nacional e Natividade.

A iniciativa de mesclar as peculiaridades da tradição local à musicalidade contemporânea criou um som novo, que se inspira nos sotaques do Nordeste, nos ritmos dos festejos locais e no pulso que vem das influências nortistas do país, como o sussa, catira, roda, baião e samba. São vários gêneros aproveitados em seus espetáculos, cortejos e oficinas.

Embasado em pesquisas das tradições e saberes musicais tocantinenses, o projeto Tambores do Tocantins se dedica à construção dos instrumentos utilizados pelo grupo, com apreço a todas as etapas de feitura dos tambores, desde o tratamento da madeira e produção das peles à execução musical. Agrega-se ao grupo um projeto social de atenção comunitária, oferecendo oficinas e atividades de produção musical.

No percurso histórico iniciado pelo musico percussionista Márcio Bello dos Santos, natural de Campo Grande mas radicado no Tocantins desde 1990, o Tambores do Tocantins vem percorrendo o caminho que esmera pela manutenção da cultura a partir da interpretação de ritmos e da inspiração nas tradições populares, levando ao mundo a frequência da produção cultural.

Desde então o grupo já fez diversas apresentações pelo Brasil e na França, Noruega, Itália e Reino Unido, representando a cultura tradicional do Tocantins em vários eventos.

Os ingressos serão vendidos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), valida para crianças até 12 anos, estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante e podem ser adquiridos uma hora antes do inicio do espetáculo na bilheteria do teatro.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica localizado na Rua 26 de Agosto, nº 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho. 

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas