Grupo de tambores do Tocantis faz um som no palco do Aracy no sábado
Eles também irão se apresentar no Festival América do Sul Pantanal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eles também irão se apresentar no Festival América do Sul Pantanal
Neste sábado (22), às 19 horas, o palco do Teatro Aracy Balabanian, recebe o espetáculo “Tambores do Tocantins – 15 anos”. A apresentação tem classificação livre e duração aproximada de 75 minutos.
Em 2014, ao completar 15 anos de atividade, o Tambores do Tocantins recebeu um presente: a produção do 1º DVD do grupo, tendo como paisagem a centenária Catedral Nossa Senhora das Mercês e o centro histórico de Porto Nacional (TO). O grupo é formado por jovens músicos oriundos das bases do projeto de arte educação desenvolvidos desde 1999, músicos convidados e colaboradores.
A produção do DVD teve o patrocínio do Prêmio Funarte – Arte Negra 2013 e traz em seu conteúdo um passeio pelos ritmos tradicionais tocantinenses e brasileiros, envolvendo as influências culturais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O espetáculo divulga o DVD, percorrendo nos meses de julho e agosto cidades do Tocantins (Araguaina, Paraíso, Gurupi e Palmas), sul-mato-grossenses (Corumbá e Campo Grande), além de Goiás e Brasília.
Antes de se apresentar no Centro Cultural, na Capital, o Tambores do Tocantins participará da abertura do 12º Festival América do Sul Pantanal (FASP), em Corumbá e oferecerá também oficina de produção musical aos participantes.
No repertório, além de músicas autorais do grupo, como “Raoni”, “Tambores do Tocantins” e “Pilão de Dois”, o grupo apresentará trabalhos de outros compositores brasileiros, entre eles os tocantinenses Juraildes da Cruz, Braguinha Barroso, Genésio Tocantins e Dorivã, dos goianos Adalto Bento Leal e Amiltom Carneiro, do paraense Ronaldo Silva e do baiano Raimundo Sodré.
Tambores do Tocantins
Nascidos às margens do rio que dá nome à formação, o Tambores do Tocantins representa o batuque histórico de cidades como Porto Nacional e Natividade.
A iniciativa de mesclar as peculiaridades da tradição local à musicalidade contemporânea criou um som novo, que se inspira nos sotaques do Nordeste, nos ritmos dos festejos locais e no pulso que vem das influências nortistas do país, como o sussa, catira, roda, baião e samba. São vários gêneros aproveitados em seus espetáculos, cortejos e oficinas.
Embasado em pesquisas das tradições e saberes musicais tocantinenses, o projeto Tambores do Tocantins se dedica à construção dos instrumentos utilizados pelo grupo, com apreço a todas as etapas de feitura dos tambores, desde o tratamento da madeira e produção das peles à execução musical. Agrega-se ao grupo um projeto social de atenção comunitária, oferecendo oficinas e atividades de produção musical.
No percurso histórico iniciado pelo musico percussionista Márcio Bello dos Santos, natural de Campo Grande mas radicado no Tocantins desde 1990, o Tambores do Tocantins vem percorrendo o caminho que esmera pela manutenção da cultura a partir da interpretação de ritmos e da inspiração nas tradições populares, levando ao mundo a frequência da produção cultural.
Desde então o grupo já fez diversas apresentações pelo Brasil e na França, Noruega, Itália e Reino Unido, representando a cultura tradicional do Tocantins em vários eventos.
Os ingressos serão vendidos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), valida para crianças até 12 anos, estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante e podem ser adquiridos uma hora antes do inicio do espetáculo na bilheteria do teatro.
O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica localizado na Rua 26 de Agosto, nº 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.