A onça quer ser reformada: artista faz vaquinha para retocar painel da Afonso Pena

O painel da onça pintada é cartão postal de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O painel da onça pintada é cartão postal de Campo Grande

Ela está lá há 20 anos. Sem medo de errar, é possível afirmar que todo campo-grandense já perdeu alguns instantes a contemplando. Não é atoa. O painel da onça pintada criado por Cleir Ávila possui 240 metros quadrado e enfeita a parede do edifício Inah, localizado na Avenida Afonso Pena, o coração de Campo Grande. Mas os bons observadores e os nem tão bons assim, já devem ter notado que o prédio passou por reformas e arte também precisa ser retocada. Mas e o dinheiro?

Cleir calcula que serão necessários R$ 140 mil reais para a reforma. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma vaquinha on-line para arrecadar pelo menos R$40 mil. “O restante nós vamos tentar com com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Esperamos que eles possam financiar uma parte”, conta o artista.

De acordo com Cleir, a direção do condomínio foi muito generosa por esperar a vaquinha para a reforma. “Eles estão sendo de uma paciência incrível. Lixaram e pintaram as partes que precisam de reparos e agora só esperam a reforma da pintura mesmo”, diz. Participe da campanha aqui

A ideia, explica, surgiu de alguns amigos. “A pintura tem uma importância para a cidade. Ela faz parte do cenário já. Por isso, quando souberam do que estava acontecendo eles sugeriram a vaquinha e eu aceitei. Pode ser uma oportunidade para divulgar o trabalho também”, disse.

Cleir Ávila é uma artista plástico autodidada, pinta profissionalmente desde os 18 anos, iniciou com influência hiper-realista, onde ele retrata em suas obras temas regionais e ecológicos, principalmente a natureza pantaneira, presente em quase toda sua arte.

São da criação de Cleir Ávila, em Campo Grande, os monumentos das Araras com 10 metros de altura que deram nome à “Praça das Araras”, os Tuiuiús que recebem quem chega pelo aeroporto da Capital, o monumento do Sobá instalado em homenagem à Colônia Japonesa na Feira Central e vários painéis em prédios da área central.

 

 

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas