Com entrada franca, Recital Poético homenageia Cora Coralina no Teatro Aracy Balabanian

Com entrada franca, Recital Poético homenageia Cora Coralina no Teatro Aracy Balabanian

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com entrada franca, Recital Poético homenageia Cora Coralina no Teatro Aracy Balabanian

Acontecerá quarta-feira 22/10, a partir das 19h30min, no Teatro Aracy Balabanian (Rua 26 de Agosto, 453), na Capital, o 12º Recital de Poesias do Curso Arte de Dizer Castro Alves, da professora de declamação e poeta Elizabeth Fonseca, que também pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

   O tradicional acontecimento – aberto, sem fins lucrativos – que a cada ano celebra o potencial artístico da arte poética declamada, homenageará nesta edição a poetisa goiana Cor​a Coralina, celebrando os 125 anos de seu nascimento e mostrando – através de performances em cenários especialmente produzidos – poemas antológicos de sua lavra, como “Oração do Milho”, “Antiguidade”, “O Cântico da Terra”, “Trem de gado”, “Moinho do tempo”, “Rio Vermelho”, “A gleba me transfigura” e outros. Dentre os declamadores (alunos e professores), apresentar-se-ão nomes ilustres desta arte, como Ileides Muller, Evandro Walker, Sandra Maria Arantes,  e a própria Elizabeth Fonseca.

   

Este 12º Recital será dividido em três partes (sendo um dos blocos dedicado ao público infantil) e nos intervalos dos blocos de declamações haverá apresentações de números musicais ao vivo: com Galvão (voz e violão – intervalo 1) e Rubenio Marcelo (voz/violão – intervalo 2), que estarão mostrando composições autorais.

   

Dois blocos do Recital serão dedicados à obra poética de Cora Coralina, poetisa que marcou um tempo e que se imortalizou pela consistência e originalidade de seus versos e livros, tendo inclusive encantado Carlos Drummond de Andrade que a ela afirmou: “Admiro e amo você como alguém que vive em estado de graça com a poesia…”. Nascida na Cidade de Goiás (Goiás Velho), em 1889, e falecida em Goiânia (1985), Cora Coralina foi agraciada, em 1983, com o título de Doutora Honoris Causa (pela UFG) e – eleita intelectual do ano – recebeu o Prêmio Juca Pato (UBE).

   A diretora do “Curso Arte de Dizer Castro Alves”, a poeta e acadêmica Elizabeth Fonseca,  organizadora do Recital, é autora de vários livros e escreve para o Suplemento Cultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras no Jornal Correio do Estado. Realiza recitais de poesias com seus alunos todos os anos. Premiada em concursos em nível nacional e estadual, já recebeu da Fundac o certificado “Amigo da Cultura”.

   Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, pelo telefone 3331-2448

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas