Time do Catar anuncia acerto de Xavi Hernández como novo técnico do Barcelona

Um dos maiores ídolos da história do Barcelona está retornando ao clube espanhol

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um dos maiores ídolos da história do Barcelona está retornando ao clube espanhol. Xavi Hernández, ex-jogador e ídolo catalão, foi liberado pela Al-Sadd, equipe do Catar na qual é o treinador desde 2019, para acertar seu retorno à Espanha. Os árabes anunciaram nesta sexta-feira o Barça pagou a clausula de rescisão do técnico no valor de 5 milhões de euros (R$ 32 milhões na cotação atual). Ele vai ocupar a vaga de Ronald Koeman, demitido após sequência de resultados negativos.

O CEO do Al-Sadd, Turki Al-Ali, disse em comunicado que seu clube “concordou em cooperar com o Barcelona no futuro” e ressaltou que Xavi “é uma parte importante da história do Al-Sadd”.

O Barcelona enviou seu vice-presidente Rafa Yuste e seu diretor de futebol Mateu Alemany a Doha, capital do país árabe, na quarta-feira para conduzir as negociações. Joan Laporta, atual mandatário do clube, não viajou para o Catar.

As negociações por pouco não avançaram. Ainda na quarta-feira, Turki Al-Ali havia insistido na que Al-Sadd estava disposto a “manter Xavi”, e essa posição parece ter sido válida nas negociações, de modo que o Barça teria que pagar o valor da multa contratual para contar com os serviços de Xavi.

“O Xavi informou-nos há poucos dias da sua vontade de ir para o FC Barcelona nesta altura, devido à fase crítica que o clube da sua cidade atravessa, compreendemos e decidimos não interferir no seu caminho”, acrescentou Turki Al-Ali no comunicado.

Segundo jornais espanhóis, a expectativa é de que Xavi seja anunciado oficialmente ainda nesta sexta-feira. Ele embarcaria para a Espanha neste sábado e já começaria a trabalhar no clube na segunda-feira. O treinador deve levar toda a sua comissão técnica, formada por espanhóis, para o Barcelona.

Xavi começou a treinar o Al-Sadd em 2019, mesmo ano em que pendurou as chuteiras atuando pelo clube árabe aos 39 anos. Anteriormente, fez toda a sua carreira no Barcelona, onde atuou profissionalmente por 18 anos, até deixar a equipe catalã em 2015. Com a camisa blaugrana, conquistou quatro vezes a Liga dos Campeões e oito vezes o Campeonato Espanhol.

Conteúdos relacionados