Ipsen Brasil: Tumores Neuroendócrinos: especialista esclarece os mitos e verdades
O dia 10 de novembro é lembrado como o dia da Conscientização do Tumor Neuroendócrino
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O dia 10 de novembro é lembrado como o dia da Conscientização do Tumor Neuroendócrino. A data tem a finalidade de reforçar o conhecimento da população sobre a doença, principalmente por se tratar de um tipo raro de câncer. Também conhecido pela sigla TNE no Brasil, essa doença é caracterizada por um tumor que pode acontecer em qualquer área do corpo, sendo as mais comuns o trato gastrointestinal, pâncreas e pulmões, podendo ser também encontrados em qualquer lugar do corpo e se espalharem para o fígado e ossos.
Esse câncer atinge homens e mulheres de qualquer idade e se inicia pelo desenvolvimento e crescimento de forma incontrolável de células do sistema neuroendócrino, que é responsável pela liberação de hormônios no organismo e regulagem da função de diferentes órgãos. A incidência deste tipo de tumor é de 7 em cada 100.000 pessoas.
Por ser uma doença rara, a falta de estudos e informações sobre esse tipo de tumor afeta tanto os médicos como pacientes. Por isso, conversamos com a Dra. Aline Chaves Andrade, médica oncologista e membro titular da sociedade de oncologia clínica, para nos esclarecer os mitos e verdades dos Tumores Neuroendócrinos.
É um câncer agressivo?
Mito. Na maioria dos casos ele cresce lentamente e não tem comportamento agressivo, o que não significa que ele não seja maligno e que não vai espalhar para outros órgãos. Por isso, na maioria dos casos, pode demorar anos para um diagnóstico e para o surgimento de sintomas. Vale lembrar, porém, que existem vários tipos de tumores neuroendócrinos e há um subtipo classificado como carcinoma neuroendócrino que tem comportamento bem mais agressivo e requer tratamentos mais agressivos também.
Todo paciente com TNE tem a síndrome carcinoide?
Mito. A síndrome carcinoide é um grupo distinto de sintomas que algumas pessoas com TNEs podem ter quando os tumores no sistema gastrointestinal se espalham para outras partes do organismo, principalmente para o fígado. Os principais sintomas dessa condição incluem diarreia crônica, rubor e ondas de calor da pele ocasionais (especialmente do rosto), dor no estômago ou desconfortos abdominais, problemas cardíacos, como palpitações, por exemplo. A síndrome carcinoide afeta uma parte dos pacientes com TNEs GI, principalmente os de origem intestinal e com metástase no fígado. Pessoas com síndrome carcinoide podem apresentar esses sintomas de forma inesperada ao longo do tempo, uma vez que os hormônios podem ser produzidos em qualquer momento, afetando a qualidade de vida do paciente e podendo resultar em um problema cardíaco sério, chamado cardiopatia carcinoide. Daí a importância de reconhecer seus sintomas e iniciar o tratamento rápido.
Devemos lembrar que a síndrome carcinoide é a mais comum, mas não é a única que pode ocorrer. No caso dos tumores pancreáticos é mais comum a secreção de substâncias como gastrina e insulina, podendo gerar sintomas como dor de estômago, diarreia e crises de hipoglicemia.
Os TNEs são confundidos com outras doenças?
Verdade. Pois alguns desses tumores têm seus sintomas semelhantes a outras doenças, como a síndrome do intestino irritável, crises de asma e ansiedade, doenças inflamatórias intestinais, úlcera péptica, gastrite ou menopausa.
A cirurgia é o único tratamento para os tumores neuroendócrinos?
Mito. O tratamento do câncer neuroendócrino depende principalmente da localização do tumor, se o câncer se espalhou para outras áreas do organismo e se o tumor está secretando hormônios responsáveis pelos sintomas. A cirurgia, sempre que possível, deve ser realizada se não acarretar riscos e complicações aos pacientes. Tratamentos médicos são utilizados para atenuar os sintomas e para controlar o crescimento do tumor.
A radioterapia raramente é utilizada e a quimioterapia é usada somente para casos selecionados, pois não se trata do tratamento padrão para tumores menos agressivos, em que podemos utilizar injeções mensais de análogos da somatostatina para o controle das síndromes ou do crescimento tumoral ou ainda usar medicamentos orais para seu tratamento sistêmico. Há casos em que não é necessário tratamento medicamentoso, mas o paciente deverá ser monitorado regularmente.
A dieta e a nutrição têm um papel importante para quem é diagnosticado com TNE?
Verdade. Os tumores neuroendócrinos podem interferir nos hábitos alimentares e na digestão. Alguns TNEs podem, ainda, afetar a capacidade do organismo de extrair nutrientes do alimento, levando a deficiência de algumas vitaminas e minerais.
Sobre a Ipsen
A Ipsen instalou sua filial no Brasil em 2009, mas já operava no país desde 2002 por meio de parcerias. Nossa visão é ser uma empresa global de biotecnologia líder em inovação com foco em três especialidades: Neurociência, Oncologia e Doenças Raras. A Ipsen dedica-se continuamente para trazer novos medicamentos e tecnologias que fortaleçam o sistema de saúde brasileiro e melhorem a saúde e a qualidade de vida de pacientes.
Referências:
https://muitossomosraros.com br/doencas-raras/cancer-raro/tumores-neuroendocrinos-tnes/
https://tne.vivendocom.com.br/
https://www.hospitalsiriolibanes.org br/imprensa/noticias/Paginas/Um-mal-silencioso aspx
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Na 1ª sessão após votação, não eleitos torcem por cargos ou suplência em Campo Grande
São 14 candidatos reeleitos como vereador em Campo Grande nas Eleições de 2024
Simone e Simaria preparam retorno da dupla para 2025; saiba detalhes
Simone e Simaria anunciaram o fim da dupla em agosto de 2022; contudo, as irmãs devem se reunir novamente no próximo ano; saiba detalhes
Moradora denuncia descarte de alimentos bons para consumo em Emei de Campo Grande
“Fui procurar a diretora para informar, porque isso é um pecado, mas a mesma está de férias”, disse a moradora
Réu falta, mas motorista e esposa alvos de 11 tiros na Afonso Pena relembram desespero e ‘arma na cabeça’
Gabriel Zampiere foi convocado em edital e não compareceu ao julgamento popular
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.