Cerca de 60 pessoas morreram e outras várias ficaram feridas, após a explosão de um caminhão-tanque na madrugada desta terça-feira (14), em uma cidade no Haiti.

Segundo o vice-presidente de Cabo Haitiano, cidade do acidente, o motorista do caminhão, teria tentado evitar uma colisão com um mototáxi que estava na rua. Nessa manobra, o motorista perdeu o controle e resultou no acidente. Segundo as autoridades haitianas, o incidente ocorreu quando gangues locais tentaram roubar o veículo, pois nos últimos meses, grupos armados aumentaram consideravelmente seu controle sobre Porto Príncipe, dominando as rodovias que levam aos três terminais de petróleo do país. 

Em seguida os moradores correram na direção do caminhão para tenta recuperar o combustível, mas grande parte morreu na explosão.
Ao menos 15 residencias próximas sofreram incêndios após a deflagração. O número exato de mortos e feridos ainda não foi divulgado. A vítimas na explosão foram levadas para o Justinien, e muitos estão em estado critico.

“Não temos os recursos para atender as muitas pessoas com queimaduras graves”, afirmou uma enfermeira à AFP. “Temo que não vamos conseguir salvar todos”, disse.

O primeiro-ministro declarou emergência.