O segredo da disposição de João Vergínio da Silva, 86 anos, ou simplesmente seo João Paçoca, deve estar no doce que ele vende há mais de 15 anos pelas ruas de Campo Grande. Viúvo, ele se casou há seis anos com dona Elisabeth Evangelista, 59 anos. A dona de casa não esconde o amor pelo marido, e enquanto ele prepara os doces ela o abraça com carinho.

A mulher fica o tempo todo em cima dele, brinca que o encontrou jogado no Atacadão e pegou ele pra ela. Aos risos, ele diz que não, que a abandonada é ela e que foi ele quem a salvou.

No meio da brincadeira é possível sentir a cumplicidade e o carinho entre os dois. Na hora de embalar o doce, ela ajuda, mas a receita é dele.

João Paçoca conta que antes de morar em Campo Grande já vendia o doce nas ruas de Cuiabá (MT). O sucesso da ‘Paçoca mais gostosa do mundo’ saiu de lá para ficar por cá.

O segredo da receita está no sabor que não é enjoativo como os doces que têm por aí. “Vendo a melhor paçoca do mundo. Não pode deixar enjoenta”, diz sobre as com excesso de açúcar. “A minha você come uma, duas, três, quatro e não quer parar”, enumera, lembrando a qualidade do produto.

E no mesmo bom humor ele oferece as paçocas pelas ruas de Campo Grande. Seja de dia no Centro da Capital, ou à noite em feiras e na Avenida Bom Pastor, região que tem ficado famosa pela quantidade de restaurantes e lanchonetes.

“Vou lá e passo nos bares e restaurantes. Tem gente que não gosta que vou, mas não ligo. Vou mesmo assim. Tem noite que vendo tudo”, conta.

Na simpatia ele oferece paçoca e basta começar a conversar que convence qualquer comprador a levar o produto. Ele enumera as vantagens, além do sabor, como: ajuda para quem tá bebendo muito continuar bebendo. Na hora que for embora vai estar com fome e já tem um lanchinho ao lado, entre outras vantagens que a só a paçoca dele tem.

O pacote com  12 pedaços de paçoca sai por R$ 10. Quem quiser tentar, seo João até passou os ingredientes que vão na receita. Sobre o preparo afirma que é simples é só preparar o melado, misturar com o amendoim torrado e batido e assentar na forma e cortar. Quem acertar a receita nos avise para tentarmos também!

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • 1 kg de açúcar
  • 3,5 kg de amendoim torrado e moído
  • Sal a gosto

Preparo

Misture a água e o açúcar e ponha para ferver até dar ponto de melado. Depois misture o melado com o amendoim até dar ponto. Ponha na forma para assentar e corte.