Sesau e Hospital do Câncer lançam serviço móvel de atendimento em ginecologia

A Secretaria Municipal de Saúde Pública e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão lançaram, na tarde desta segunda-feira (16), o serviço móvel de atendimento em ginecologia. O ônibus, que oferece toda a estrutura de um consultório com salas de pequenas cirurgias, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo, iniciou suas atividades na UBS Pioneira. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde Pública e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão lançaram, na tarde desta segunda-feira (16), o serviço móvel de atendimento em ginecologia. O ônibus, que oferece toda a estrutura de um consultório com salas de pequenas cirurgias, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo, iniciou suas atividades na UBS Pioneira.

O atendimento faz parte do projeto Consulta Única da Sesau, que há mais de um ano realiza mutirões de saúde em unidades básicas. A intenção do serviço móvel é visitar as unidades da Capital dando suporte de atendimento à população feminina.

Cerca de 75 mulheres serão atendidas diariamente na unidade móvel. O objetivo principal é a prevenção do câncer do colo do útero e da mama, a fim de dar atenção especial às famílias com maior vulnerabilidade social. O atendimento conta com três médicos ginecologistas, um ultrassonografista, enfermeiras e psicólogas.

A equipe realizará triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, orientação e encaminhamento para planejamento familiar. Por dia, serão atendidas 75 mulheres que fizeram agendamento prévio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Pública, Jamal Salem, que é médico urologista, o câncer tem chance de quase 100% de cura quando descoberto precocemente. “Junto com o prefeito Gilmar Olarte, estou trabalhando para garantir o acesso à saúde de qualidade” diz Jamal, enaltecendo ainda que “são ações como essa, que fazem com que a população tenha maior cuidado e atenção com a própria saúde”.

Todas as consultas realizadas no projeto devem ser agendadas pessoalmente na unidade onde o atendimento acontecerá, conforme cronograma estabelecido pelo Projeto. Tudo isso mediante a apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Conteúdos relacionados