Semana Estadual de Doação de Leite Materno é inserida no calendário de MS

A Semana Estadual de Doação de Leite Humano passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, conforme a lei n.º 4.574/2014, publicada hoje (10), pelo governo do Estado, no Diário Oficial (DOE). De acordo com a lei, a semana passa a ser celebrada, anualmente, no mês de maio. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Semana Estadual de Doação de Leite Humano passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, conforme a lei n.º 4.574/2014, publicada hoje (10), pelo governo do Estado, no Diário Oficial (DOE). De acordo com a lei, a semana passa a ser celebrada, anualmente, no mês de maio. A data 19 de maio é escolhida como o dia D da ação.

Segundo Fernanda Menezes, nutricionista e técnica responsável pelo Banco de Leite do Hospital Regional (HR), em Campo Grande, a inclusão da semana no calendário de eventos do Estado vai auxiliar nas campanhas de doação. “Muitas das vezes algumas mães não doam leite por falta de informação. É importante uma data oficial para as campanhas que irão levar orientações a esse tipo de público que deseja ajudar e não sabe como. Com um espaço no calendário de eventos de MS ganharemos mais espaço até mesmo na imprensa”, explica Fernanda.

O Estado de Mato Grosso do Sul conta com cinco Bancos de Leite, sendo quatro localizados em Campo Grande e um em Dourados. Na Capital, as unidades do Banco de Leite estão localizadas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Santa Casa e Hospital Universitário. Em Dourados, o Hospital Universitário abriga unidade de coleta do Banco de Leite.

O leite doado é destinado aos bebês prematuros ou que nasceram abaixo do peso. O banco de leite do HRMS é responsável pelo atendimento ao Complexo Materno Infantil, oferecendo apoio aos bebês que estão na Unidade de Tratamento Intensivo, Unidade Intermediária, Centro de Terapia Intensiva Pediátrico e Método Canguru. Todo o leite doado alimenta uma média de 35 recém-nascidos que estão nos leitos do hospital.

A média de doações no Hospital Regional é de 50 litros/mês. Valor esse que corresponde a apenas um terço do necessário para atender toda a demanda. Em setembro, por exemplo, o banco de leite fechou o mês com apenas 40 litros doados. “O ideal é que tivéssemos 150 litros/mês. Por isso que as campanhas de conscientização são tão importantes, uma vez que elas sensibilizam mais mães para o voluntariado”, observa Fernanda Menezes.

Atualmente o banco conta com 40 mulheres cadastradas. As mães em período de amamentação que desejam ser doadoras devem entrar em contato pelo telefone 3378-2715. Para participar é preciso apenas estar com boa saúde, com uma produção de leite maior do que a consumida pelo próprio filho, e ter em mãos os exames de pré-natal.

Para a doação não é necessário se deslocar até uma unidade médica. O trabalho de coleta do leite é feito todo em domicílio, uma equipe do banco de leite agenda com as doadoras as datas para entrega do material. Já na primeira visita, as mães solidárias recebem as orientações necessárias para fazerem a extração e o armazenamento do leite. O kit de coleta também é disponibilizado gratuitamente às doadoras. “Mais do que a doação do leite, as mães que estão em casa vão doar vida a esses recém-nascidos. Esse leite vai ajudar a restabelecer a saúde dos bebês que vão ganhar peso e ganhar imunidade contra infecções e outras doenças”, afirma a técnica do Banco de Leite do HRMS.

Conteúdos relacionados