Revista Veja erra e publica Cuiabá como capital do Mato Grosso do Sul
A imprensa nacional mais uma vez errou e colocou Cuiabá como a capital de Mato Grosso do Sul. Na última edição da revista Veja, uma das de maior circulação do país, a capital mato-grossense veio parar aqui. Quando não é Campo Grande que vira Mato Grosso, é o vizinho que se torna do sul. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A imprensa nacional mais uma vez errou e colocou Cuiabá como a capital de Mato Grosso do Sul. Na última edição da revista Veja, uma das de maior circulação do país, a capital mato-grossense veio parar aqui. Quando não é Campo Grande que vira Mato Grosso, é o vizinho que se torna do sul.
O erro é comum. E apesar de os sul-mato-grossenses se incomodarem, parece que a mídia nacional não aprende.
O tema inclusive já foi debatido em várias câmaras municipais pelo estado e também na Assembleia Legislativa. Na época em que estava no ar a novela Insensato Coração, de Gilberto Braga, os deputados fizeram uma moção de repúdio a Rede Globo de Comunicação por errar o nome do estado.
Em capítulo da trama, a personagem de Fernanda Machado e de Eriberto Leão disseram que Bonito ficava localizado no estado de Mato Grosso. Cartão-postal de Mato Grosso do Sul, os deputados, assim como os sul-mato-grossenses, não gostaram nada do equívoco.
Em outra oportunidade, a mesma emissora confundiu três vezes, em menos de duas semanas, o nome dos estados. Até campanha nas redes sociais surgiu prometendo entregar camisetas para William Bonner e Ana Maria Braga com a frase “Mato Grosso do Sul, Por Favor”.
História
O Mato Grosso do Sul existe desde 1977, quando o Governo Federal decretou a divisão do estado, alegando dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade.
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto em 11 de outubro de 1977, com a presença de autoridades de Mato Grosso e de numerosa comitiva de Mato Grosso do Sul, o presidente Ernesto Geisel sancionou a lei complementar que criava um novo Estado.
E em 1° de janeiro de 1979, em sessão solene, o presidente Geisel e seus ministros instalam oficialmente o governo de Mato Grosso do Sul, com a posse do governador Harim Amorim Costa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.