Projeto Almanaque realiza atividades lúdicas sobre a ferrovia com alunos da Estação Criança

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam no dia 9 de maio (sexta), a partir das 14 horas, uma edição especial do Projeto Almanaque que celebra o centenário da ferrovia Noroeste do Brasil, um marco da história […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizam no dia 9 de maio (sexta), a partir das 14 horas, uma edição especial do Projeto Almanaque que celebra o centenário da ferrovia Noroeste do Brasil, um marco da história e da cultura do Estado.

As crianças da Escola Estação Criança participarão de atividades lúdicas visando ao desenvolvimento didático e ao conhecimento do nosso patrimônio histórico e cultural. A contação de histórias, performances musicais e um jogo enfocando curiosidades e a trilha da estrada de ferro são algumas das artes oferecidas às crianças atendidas nesta edição do projeto.

O Almanaque é um projeto de extensão interdisciplinar que incentiva a leitura e a escrita de crianças e jovens por meio de atividades pedagógicas e lúdicas. Conta atualmente com a participação de 12 acadêmicos de vários cursos de graduação da UCDB e possui parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Recebe alunos na Biblioteca Isaías Paim e também realiza visitas às escolas das redes pública, privada e instituições de Campo Grande. Os extensionistas desenvolvem atividades diversas como jogos, brincadeiras, teatro, música e promovem momentos de leitura e interpretação de textos a partir da leitura de histórias em quadrinhos, histórias curtas, contos e lendas pertinentes à temática explorada a cada encontro.

Neste ano o projeto trabalha com o tema “Cultura da Paz: semeando um futuro melhor”. Respeitar a vida é dizer não à violência e procurar a solução das diferenças por meio do diálogo será o princípio norteador das atividades. Cultura da paz começa com modificação da conduta pessoal perante as pequenas coisas do dia a dia e, por isso, reforçar a solidariedade entre as pessoas e o respeito às diferenças são aspectos fundamentais para serem trabalhados em ações educativas para crianças e jovens.

Segundo a coordenadora do projeto Almanaque, professora Angela Cristina Catonio, esse tema busca fortalecer o respeito ao próximo e incentiva o cultivo de valores positivos em uma época em que o individualismo se manifesta com tanta força. “É importante encorajar crianças e jovens para a resolução de seus conflitos sem o uso da violência e despertar a noção de que a paz deve ser vivenciada em cada ato ou ação praticada”.

Serviço

Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, ou pelos telefones 3316-9161 e 3316-9177. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.

Conteúdos relacionados