Prefeitura inaugura nesta quinta-feira unidade de Telecentro no Portal Caiobá I

Os moradores do Portal Caiobá I e região passam a contar com um telecentro que será inaugurado nesta quinta-feira (21), às 15 horas, no IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico). Essa é mais uma unidade do projeto Telecentro.BR implantada com o apoio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio). […]
| 20/08/2014
- 23:50
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira unidade de Telecentro no Portal Caiobá I

Os moradores do Portal Caiobá I e região passam a contar com um telecentro que será inaugurado nesta quinta-feira (21), às 15 horas, no IDE (Instituto de Desenvolvimento Evangélico). Essa é mais uma unidade do projeto Telecentro.BR implantada com o apoio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio). A inauguração faz parte da programação festiva de aniversário de 115 anos de Campo Grande.

O Telecentro.BR é uma ação do governo federal para apoiar a inclusão digital nas comunidades que não possuem acesso a computadores ou rede de internet, possibilitando a implantação em espaços públicos e comunitários. Os telecentros podem ser utilizados para desenvolver diversos projetos e oficinas visando o interesse e necessidades das comunidades.

O projeto iniciado em 2011 pela Prefeitura de Campo Grande foi retomado em março deste ano e atenderá 23 bairros da capital. O primeiro desta lista de telecentros foi inaugurado no dia 8 de agosto, no bairro Novo Amazonas, com sede no Instituto de Desenvolvimento Humano, Social, Econômico e Cultural, Maná do Céu. A meta é de que as 23 salas estejam em pleno funcionamento até dezembro deste ano.

O titular da Sedesc, Edil Albuquerque destaca a importância do projeto referindo-se às oportunidades econômicas que cria para a comunidade e a inclusão digital lembrando que em Mato Grosso do Sul somente dois municípios foram escolhidos pelo programa. “É um projeto relevante e existe um empenho significativo para seu funcionamento de acordo com os critérios dos Ministérios do Planejamento, Comunicações e da Ciência e Tecnologia”, pontuou. Além de Campo Grande, somente a cidade de Ivinhema foi contemplada com o projeto no Estado.

A gestão dos Telecentros é de responsabilidade da unidade beneficiada, com coordenação e monitoramento da Sedesc. No caso do IDE, a comunidade teve uma participação ativa, se responsabilizando por escolher o espaço e fazer a instalação elétrica que receberá os 11 computadores, mesas, cadeiras e impressora. Segundo a direção, todos os envolvidos estão satisfeitos com o projeto que atenderá uma grande parcela da comunidade que não tem condições de adquirir um computador e nem internet.

Mais duas salas de Telecentro estão programadas para serem inauguradas no próximo dia 2 de setembro e atenderão a Associação Negra Rural Quilombola (Chácara Buriti) e Associação Quilombola dos Descendentes de Tia Eva.

Veja também

Fenômeno foi constatado na galáxia Grande Nuvem de Magalhães

Últimas notícias